Açoriano Oriental
LE
Benfica fora da 'rota' dos 'poderosos', ao contrário do Sporting

 O Benfica, como cabeça de série, evita quase todos os ‘poderosos’ no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, marcado para segunda-feira, ao contrário do Sporting, que está no Pote 2.

article.title

Foto: EPA/MANUEL DE ALMEIDA
Autor: Lusa/Ao online

Entre os 15 possíveis adversários, os ucranianos do Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, que também ‘caíram’ da ‘Champions’, os italianos da Lazio e os franceses do Rennes são os adversários mais perigosos para o ‘onze’ de Rui Vitória.

Zurique, Celtic, Slavia Praga, Olympiacos, Rapid Viena, Malmö, Krasnodar, BATE Borisov, Galatasaray, Club Brugge e Viktoria Plzen são os outros possíveis adversários, juntamente com o Fenerbahçe, que o Benfica já deixou fora da ‘Champions’.

Já os ‘leões’ têm muitos possíveis oponentes de ‘peso’, casos, sobretudo, de Chelsea, Nápoles, Inter de Milão, Valência, Sevilha e Bayer Leverkusen, mas também de Betis, Villarreal, Eintracht Frankfurt, Zenit, Dínamo de Kiev ou Salzburgo.

Os belgas do Genk e os croatas do Dínamo Zagreb serão os cabeças de série mais ‘apetecíveis’ para os comandados de Marcel Keiser, que não podem defrontar o Arsenal, com o qual mediram forças na fase de grupos, e o Benfica, por ser do mesmo país.

Os ‘encarnados’ voltam à Liga Europa cinco anos depois, sendo que, nas duas últimas presenças (2012/13 e 2013/14), também ‘resvalando’ da Liga dos Campeões, chegaram a outros tantas finais, perdidas para Chelsea e Sevilha, respetivamente.

Nos 16 avos de final, os ‘encarnados’ têm o pleno de apuramentos, em quatro presenças, com sete vitórias e um empate, em oito jogos, apesar de três dos oponentes terem sido alemães.

Os ‘leões’ já vão para a sétima presença nesta fase da prova - e quarta nas derradeiras cinco edições -, na qual ostentam um balanço ‘nulo’, com três apuramentos e três eliminações.

A formação de Rui Vitória chegou a esta fase ao ser terceira colocada do Grupo E da Liga dos Campeões, com sete pontos, atrás dos invictos Bayern Munique, com 14, e Ajax, com 12, e à frente do AEK Atenas, única equipa da fase de grupos que não pontuou.

Antes, os ‘encarnados’ tiveram de ultrapassar dois adversários para chegarem à fase de grupos, o Fenerbahçe, na terceira pré-eliminatória, e o PAOK Salónica, no ‘play-off’.

O Sporting teve entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, na ‘secretaria’, graças à não inscrição do Desportivo das Aves, e foi segundo do Grupo E, com 13 pontos, contra 16 do Arsenal, que também passou, e três de Vorskla Poltava e Qarabag.

Quaisquer que sejam os adversários nos 16 avos de final, marcados para 14 e 21 de fevereiro de 2019, o Benfica já sabe que começa fora e acaba na Luz e o Sporting que arranca em Alvalade e decide a eliminatória em reduto alheio.



Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.