Açoriano Oriental
Liga Zon Sagres
Benfica com exame de alto risco em Braga
O Benfica, líder da Liga de futebol, a par do FC Porto, enfrenta no domingo um exame de “alto risco” em Braga, onde tentará contrariar a tendência dos últimos anos, com três derrotas consecutivas.
Benfica com exame de alto risco em Braga

Autor: Lusa/Aonline

Os “encarnados” têm que encarar duas jornadas de “peso” e fundamentais para as contas da liderança: primeiro com a visita a Braga e depois com a receção a um Sporting em “alta” depois de um mau início de Liga.

Em casa dos minhotos, a história recente é desfavorável ao Benfica, com derrotas em 2009/10, época em que até foi campeão, e em 2010/2011, tanto para a Liga, como na Liga Europa, o que lhe valeu a eliminação nas meias-finais da prova europeia.

Os últimos jogos foram de grande tensão. Há dois anos com incidentes no relvado e quando as equipas se encaminhavam para os balneários, levando à suspensão de três jogadores bracarenses, e, no último ano, com queixas à arbitragem de Carlos Xistra, que expulsou Javi Garcia, num lance do qual resultaria um golo do Braga.

O jogo entre Braga e Benfica simboliza também o reencontro de Quim – esteve lesionado na última época – com as “águias”, mas sobretudo de Nuno Gomes, que se transferiu para Braga depois de não ter aceitado ficar na Luz com um papel que não o de futebolista.

A visita à “Pedreira” surge com o Benfica na frente (com os mesmos 23 pontos do FC Porto), o Sporting em terceiro (20 pontos) e o Sporting de Braga em quarto (18 pontos, os mesmos do Marítimo).

O Sporting prepara a receção de domingo à União de Leiria (12.ª classificada) a respirar confiança e ultrapassado que parece estar o mau arranque na Liga (onde sofreu dois empates e uma derrota).

Os “leões” têm um melhor ciclo de vitórias, com seis consecutivas na Liga e dez contando com todas as competições, e sabem que este é o melhor momento para demonstrarem que são candidatos ao título.

A recepção à União de Leiria é importante em relação à distância pontual para os da frente e quando já se vislumbra na jornada seguinte o “derby” em casa do seu maior rival e que se disputará depois do “playoff” da seleção para o Euro2012 e da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Já o campeão FC Porto mantém uma relativa constância a nível interno, mas está longe de convencer e teve uma semana amarga na Liga dos Campeões, com uma derrota em Nicósia frente ao APOEL, na quarta jornada da Liga dos Campeões.

Os “dragões”, que têm o melhor ataque do campeonato, visitam no sábado o Olhanense, num jogo em que quererão aproveitar para somar mais três pontos e ganhar uma possível margem em relação ao Benfica, que joga apenas no dia seguinte.

No sábado, o Marítimo (5.º) recebe a Académica (6.ª), num jogo em que os madeirenses têm garantido na mesma o quinto lugar – a diferença pontual para os “estudantes” é de cinco pontos –, mas até podem subir na tabela, em função dos resultados do Braga ou até do Sporting.

Na sexta-feira, a jornada arranca com o Paços de Ferreira (14.º) a receber o Vitória de Guimarães (13.º) e quando ambas as equipas estão muito perto da linha de água: somam sete pontos em 27 possíveis.

Com os mesmos 10 pontos estão o Vitória de Setúbal (9.º) e o Gil Vicente (8.º), que se defrontam domingo no Bonfim e podem provocar mudanças na primeira metade da tabela, onde se situa ainda o Nacional (10.º, os mesmos pontos) e que visita o Rio Ave, último.

O outro jogo opõe no Municipal de Aveiro as duas equipas da Liga com piores séries consecutivas sem vencer, o Beira-Mar (seis jogos) e o Feirense (cinco), com os primeiros situados no 12.º lugar e a formação de Santa Maria da Feira no 15.º, mas com os mesmos sete pontos.

Programa da 10.ª jornada:

- sexta-feira, 04 nov:

Paços de Ferreira – Vitória Guimarães, 19h15 (SportTV1).

- sábado, 05 nov:

Marítimo – Académica, 17h15 (SportTV1).

Olhanense – FC Porto, 21h30 (TVI).

- domingo, 06 nov:

Beira-Mar – Feirense, 15h00.

Rio Ave – Nacional, 15h00.

Vitória Setúbal – Gil Vicente, 15h00.

Sporting Braga – Benfica, 17h00 (SportTV1).

Sporting – União Leiria, 19h15 (SportTV1).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados