Açoriano Oriental
Liga Orangina
Belenenses vence Santa Clara e quebra ciclo negativo
O Belenenses quebrou hoje o ciclo de seis jogos sem vencer ao derrotar o Santa Clara, por 2-1, na 12.ª jornada da Liga de Honra de futebol, em partida de capital importância para a continuidade de José Mota como treinador dos "azuis".
Belenenses vence Santa Clara e quebra ciclo negativo

Autor: LUSA/AO Online
Com a "lanterna vermelha" na mão, o Belenenses apresentou surpreendentemente o médio Rodrigo António a ponta de lança, fazendo cair para a direita Abel Camará, no seu habitual 4x2x3x1, mas foi o inevitável Miguel Rosa a ser o elemento chave dos "azuis", estando nos lances de maior perigo, de bola parada, com especial ênfase à passagem da meia-hora, levando a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza de Stefanovic.

No primeiro tempo, o Santa Clara não fez jus ao quarto lugar que ocupava e assumiu uma postura expectante, resumindo-se as iniciativas atacantes a meros alívios no sector defensivo, que lançavam a bola para longe, mas que acabavam por "morrer" no último terço do terreno.

Sem alterações nos “onzes”, as equipas entraram para o segundo tempo com a postura semelhante à da primeira parte, com o sinal mais a pertencer à equipa comandada por José Mota, que esta semana recebeu um aviso por parte do presidente, António Soares: ou ganhavam ou "algo tinha de mudar".

Com esta diretriz, o Belenenses adiantou-se com a ajuda infeliz de André Simões, que marcou na pró+ria baliza, aos 61 minutos, na sequência de um canto cobrado por Miguel Rosa.

A perder, o treinador Bruno Moura fez entrar Platini e Moreira para os lugares de Minhoca e Pipo, mudanças que balancearam os açorianos para a ofensiva, mas que permitiu ao Belenenses explorar o contra-ataque, tal como aconteceu aos 83 minutos, quando Miguel Rosa serviu Abel Camará, descaído na esquerda, que atirou por cima.

O aviso estava dado e, aos 87 minutos, Miguel Rosa faz o golo da tranquilidade, após assistência de Fredy, numa jogada iniciada ainda no meio campo do Belenenses, por Duarte Machado.

Antes do final, Léo Kanu rasteirou Moreira dentro da grande área do Belenenses, levando o árbitro Bruno Paixão a assinalar grande penalidade que Dincic converteu, aos 90 minutos. Sandro, em tempo de compensação rematou à trave, desperdiçando a oportunidade de igualar o encontro.

Com este triunfo os “azuis” somam agora 13 pontos, menos cinco do que o Santa Clara.

Jogo realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa.

Belenenses - Santa Clara, 2-1.

Ao intervalo, 0-0.

Marcadores:

1-0, André Simões, 61 minutos (própria baliza).

2-0, Miguel Rosa, 87.

2-1, Dincic, 90 (grande penalidade).

Equipas:

- Belenenses: Coelho, Duarte Machado, Leo Kanu, Pedro Ribeiro, Igor Pita, Fernando Ferreira, Victor Silva (Koukou, 71), Abel Camará, Miguel Rosa, Maranhã (Fredy, 56) e Rodrigo António.

(Suplentes: Paulo César, Viegas, Sidnei, Fredy, Zazá, Koukou e Rafael Santos).

- Santa Clara: Stevanovic, Márcio Piccolo (Dincic, 78), Ilic, Paulo Grilo, Edgar, Pacheco, André Simões, Minhoca (Platini, 65), Pipo (Moreira, 65) e Valdinho.

(Suplentes: Brice Niclos, Nélson, Moreira, Platini, Alex, Djurdevic e Dincic).

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).

Ação disciplinar: cartão amarelo a Ilic (32), Igor Pita (38) e Pacheco (55).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados