Açoriano Oriental
BE exige esclarecimentos sobre chefe de gabinete do governo açoriano alvo de queixa

O BE entregou um requerimento na Assembleia Regional a questionar o Governo dos Açores sobre a manutenção da confiança política no chefe de gabinete alvo de uma queixa por ameaça ao escritor Joel Neto, exigindo esclarecimentos ao executivo.

BE exige esclarecimentos sobre chefe de gabinete do governo açoriano alvo de queixa

Autor: Lusa/AO Online

“O BE quer saber se o Governo Regional mantém a confiança política no chefe de gabinete da secretária da Educação e dos Assuntos Culturais, que foi alvo de uma queixa-crime por coação relacionada com o condicionamento da liberdade de expressão e ameaças à integridade física”, revela o partido numa nota de imprensa.

Na nota, o Bloco diz “respeitar integralmente o desenrolar do processo judicial”, mas defende que “não pode ignorar a componente política” do caso, uma vez que estão “em causa acusações muito graves relativas à conduta de um chefe de gabinete de um membro” do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

“Dada a gravidade das acusações em causa é fundamental que o Governo Regional não se remeta ao silêncio e venha a público esclarecer a sua atuação”, defende o partido.

O BE alerta ainda que poderá estar em causa “uma tentativa de condicionamento da liberdade de expressão e de imprensa, o que é totalmente reprovável e inaceitável”.

Na segunda-feira, a agência Lusa revelou que o escritor Joel Neto apresentou queixa contra o chefe de gabinete da secretária da Educação e Assuntos Culturais do Governo dos Açores, acusando-o de ameaças após o lançamento de um livro sobre a pobreza na região.

De acodo com a queixa entregue no Departamento de Investigação e Ação Penal de Angra do Heroísmo, a que a Lusa teve acesso, o autor diz ter sido alvo de ‘ciberbullying’, através do envio de uma “série de mensagens hostis, que incluíram uma longa lista de acusações e insultos, concretizada com uma ameaça expressa” por parte de António Bulcão, que chefia o gabinete da secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro.

Contactada pela Lusa, a secretaria da Educação e Assuntos Culturais do Governo dos Açores não quis fazer comentários sobre o assunto.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.