Avisos para sete ilhas passam de vermelho a laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) passou os avisos de mau tempo para sete ilhas dos Açores de vermelho para laranja, prolongando-os até ao início da próxima madrugada.


As previsões para as ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Terceira, S. Jorge, Pico, Faial e Graciosa apontam para a continuação da chuva até à 01:00 de sexta-feira, mas os avisos passaram de vermelho (o mais grave numa escala de quatro) para laranja (o segundo menos grave).

No caso das Flores e Corvo, ilhas que estão sob aviso amarelo, as previsões apontam para vento, direção de leste a rodar para nordeste, até às 02:00 de sexta-feira.

Face a estas previsões, a Proteção Civil dos Açores continua a recomendar às populações "comportamentos adequados", em particular nas zonas mais vulneráreis, e "medidas de autoproteção".

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas, a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, e fixar estruturas soltas, como, andaimes, placards e outras estruturas.

A Proteção Civil recomenda ainda a limpeza dos sistemas de drenagem, consolidação de telhados, portas e janelas e que não deve ser despejado lixo ou entulho nas ribeiras.

Aos automobilistas é recomendada a redução de velocidade e cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

A Proteção Civil pede ainda à população para não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024