Açoriano Oriental
Autoridade marítima alerta para agravamento do estado do tempo nos Açores

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o agravamento das condições meteorológicas nos Açores até domingo, devido ao vento e à agitação marítima .

Autoridade marítima alerta para agravamento do estado do tempo nos Açores

Autor: Lusa

“A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima nos Açores, entre as 18:00 de hoje, dia 15 de fevereiro, e as 12:00 de domingo, dia 17 de fevereiro”, referem aquelas entidades em comunicado.

Segundo a nota enviada à agência Lusa, a agitação marítima “será caracterizada por ondulação proveniente de noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com período médio entre os 16 e os 20 segundos”.

Já o vento “poderá registar uma intensidade média até a 50km/h e rajadas até a 85km/h, provenientes do quadrante sudoeste”.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam à comunidade marítima e à população em geral, “um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras”.

Na nota, também alertam que os cuidados “devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Além disso, recomendam o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

Pedem ainda que sejam evitados passeios junto ao mar (onde se destacam os molhes de proteção dos portos) e à orla costeira (nas arribas e nas praias), bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

As duas entidades desaconselham também a pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu hoje até às 09:00 de sexta-feira os avisos amarelos para as ilhas açorianas dos grupos Ocidental e Central, devido às previsões de agitação marítima.

Nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), o aviso amarelo devido à agitação marítima vai vigorar entre as 21:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) e 09:00 de sexta-feira, soprando o vento de oeste.

No grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) o aviso amarelo, também devido à agitação marítima, vigora das 00:00 até às 21:00 de sexta-feira, com ondas de oeste.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados