Falando na sessão comemorativa do 443º aniversário da Freguesia da Conceição, Faial, à qual presidiu em representação do presidente do Governo, Álamo Meneses relevou que as instituições "não se medem pela dimensão dos seus orçamentos", mas antes "pela utilidade da sua acção e pela vida democrática que podem gerar".
Segundo referiu, os autarcas são "uma parte muito importante" do sistema político e são também aqueles que, por terem um contacto mais próximo com as pessoas, "têm uma maior legitimidade".
Álamo Meneses reafirmou também "o interesse e a vontade" do Executivo em colaborar com as autarquias, afirmando que são "um parceiro indispensável" em muitas das acções realizadas na Região.
Em cada uma das freguesias, "são elas a forma mais eficaz" de realizar muitas das tarefas que concretizamos, sejam elas uma competência do Governo ou uma competência partilhada pelos diversos níveis da governação, disse.
Como exemplo dessa cooperação, recordou que o envolvimento do poder local no concurso "Eco-Freguesias: Freguesia Limpa" que já permitiu retirar das ilhas "muitos milhares de toneladas de resíduos" e dar uma limpeza a locais que antes eram lixeiras.
