Autarca de Ponta Delgada promete rigor na gestão e "fazer o que se pode pagar"

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, o social-democrata José Manuel Bolieiro, reiterou hoje a opção pelo "rigor financeiro e no controlo da dívida", assegurando que vai “fazer o que se pode pagar”.



“Reafirmaremos a opção pelo rigor na gestão financeira e no controlo da dívida. Fazer o que se pode pagar e pagar o que se deve a tempo e horas foi e é muito importante para o futuro”, disse José Manuel Bolieiro, reeleito a 01 de outubro para um segundo mandato na presidência do maior município açoriano, onde o PSD conquistou cinco mandatos e o PS quatro.

Agradecendo a “confiança renovada” que obteve nas eleições autárquicas, o presidente do município garantiu que vai manter “uma política responsável e de confiança”, numa missão que considerou “difícil e ambiciosa” para corresponder às expectativas das pessoas.

“Estou empenhadíssimo em reassumir a governação de Ponta Delgada, com competência, diálogo e com a devida e desejável concertação entre a pluralidade de agentes que concorrem, quotidianamente, para aperfeiçoar as nossas decisões e formar as devidas deliberações”, salientou.

José Manuel Bolieiro insistiu que a gestão autárquica terá “sempre em conta os verdadeiros meios” ao dispor e "o contexto económico e financeiro", pois “a política irresponsável tem vida curta”.

No discurso, o autarca traçou como prioridade as políticas direcionadas para as pessoas, no seu progresso social, educativo e cultural, deixando um compromisso com os mais desfavorecidos para que, em parceria com o Governo Regional, do PS, sejam feitos todos os esforços para reduzir o número de pessoas sem-abrigo no concelho.

O presidente da câmara reafirmou que não vai olhar “às cores partidárias” e vai ter “um procedimento transparente, imparcial, previsível, regular e certo nas transferências financeiras municipais para as juntas de freguesias”.

Atendendo “ao aumento do investimento privado, tanto em reabilitação e regeneração, como em construção nova”, José Manuel Bolieiro defendeu que se impõe “reforçar os recursos para uma resposta mais cabal” e prometeu “uma progressiva eliminação dos pontos negros do urbanismo do concelho nas áreas inacabadas ou abandonadas através do reforço dos incentivos” municipais.

Bolieiro elencou ainda como prioridades o empreendedorismo, inovação, emprego, cultura e valorização de Ponta Delgada como a maior bacia leiteira dos Açores.

“Não me revejo na atitude e nos discursos que só veem defeitos e só falam em dificuldades. Revejo-me na atitude que aponta soluções, que mobiliza as pessoas”, destacou o autarca que felicitou ainda “a postura do PS” ao acordar com o PSD uma lista conjunta para a mesa da Assembleia Municipal.

Na presidência da Assembleia Municipal mantém-se Francisco Rego Costa (PSD), enquanto Graça Rego e Humberto Bettencourt, ambos do PS, são os secretários da mesa.

 


PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal