Açoriano Oriental
Astronauta japonês na Estação Espacial terá a companhia de um robot humanoide
O Japão anunciou esta quinta-feira o desenvolvimento de um pequeno robot humanoide, com capacidade de articulação de palavras, que será enviado para a Estação Espacial Internacional (EEI) para acompanhar um astronauta nipónico.

Autor: Lusa/AO online

Com 34 centímetros de altura, o robot será fabricado por investigadores da Universidade de Tóquio, em associação com a divisão de robótica do fabricante automóvel Toyota, a agência de exploração espacial (Jaxa), o grupo de publicidade Dentsu e outras empresas nipónicas.

O robot terá a particularidade de conseguir manter uma conversação de forma natural, em japonês, com o astronauta nipónico Koichi Wakata a partir do segundo semestre do próximo ano.

O andróide, que também anda, vai conseguir reconhecer caras e memorizar imagens. O projeto estará concluído em fevereiro de 2013.

Segundo as imagens apresentadas pelos mentores do projeto, o robot será parecido com um pequeno astronauta, com um visual futurista, recordando a personagem do criador de manga (banda desenhada japonesa) Osamu Tezuka, “Astroboy”.

Foi entretanto lançado um concurso para encontrar um nome para o robot, mas também para o seu “irmão gémeo” que ficará em terra para uma eventual situação de recurso.

O projeto japonês pretende estudar a relação estabelecida entre um robot de companhia e pessoas que estão longos períodos isoladas, bem como de que forma a máquina pode transformar-se num elemento de apoio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados