Assembleia Legislativa dos Açores inicia hoje a X Legislatura com posse dos deputados

Assembleia Legislativa dos Açores inicia hoje a X Legislatura com posse dos deputados

 

Lusa/AO Online   Regional   5 de Nov de 2012, 05:39

Os 57 deputados da Assembleia Legislativa dos Açores eleitos a 14 de outubro vão tomar hoje posse numa cerimónia na sede do parlamento regional, na Horta, Faial, que assinala o início da X Legislatura.

O PS, com 31 deputados eleitos, que lhe garantem a maioria absoluta, mantém-se como a principal força política no parlamento açoriano, enquanto o PSD, que elegeu 20 deputados regionais, continua a ser o maior partido da oposição nos Açores.

Os restantes deputados foram eleitos pelo CDS-PP (3), BE (1), CDU (1) e PPM (1).

Relativamente à anterior legislatura, o PS tem mais um deputado e o PSD mais dois, enquanto o CDS-PP perdeu dois deputados, o BE perdeu um e o PPM mantém o único deputado que tinha.

Os socialistas venceram as eleições regionais com 49,02 por cento dos votos, tendo alcançado a vitória em oito das nove ilhas do arquipélago, perdendo apenas na Graciosa, onde venceu o PSD.

Por círculos eleitorais, o PS elegeu 12 deputados por S. Miguel, seis pela Terceira, dois pelo Faial, dois pelas Flores, dois pelo Pico, dois por S. Jorge, dois por Santa Maria, um pela Graciosa, um pelo Corvo e um pelo círculo de compensação.

O PSD elegeu sete deputados por S. Miguel, três pela Terceira, dois pelo Faial, dois pelo Pico, dois pela Graciosa, um pelas Flores, um por S. Jorge, um por Santa Maria e um pela compensação.

O CDS-PP elegeu um deputado pela Terceira, um por S. Jorge e um pelo círculo de compensação.

O PPM elegeu o seu único deputado pelo Corvo, enquanto a CDU e o BE elegeram os seus deputados pelo círculo de compensação.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.