Apanha de espécies marinhas com nova regulamentação

A apanha de espécies marinhas nos Açores tem um novo regulamento hoje publicado em Jornal Oficial, que "pretende disciplinar" os diferentes tipos desta atividade no arquipélago.


Uma nota do executivo açoriano acrescenta que "o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, aprovou, após audição das associações representativas do setor, este novo regulamento que estabelece o regime jurídico da apanha de espécies marinhas no Mar dos Açores".

"A portaria regulamenta a apanha por mergulho, a apanha com fins científicos, a apanha destinada a estabelecimentos de aquicultura e a aquários, a apanha lúdica e a apanha com fins comerciais", adianta, indicando que o novo regime jurídico “mereceu o parecer favorável das associações representativas do setor das pescas e do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores".

Até "31 de dezembro de 2014 mantêm-se em vigor os cartões de apanhador, as licenças e as autorizações emitidas até hoje".

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.