Açoriano Oriental
António Cabrita e São Castro apresentam Play False
António Cabrita e São Castro apresentam sábado no Teatro Micaelense "Play False", um espetáculo de dança contemporânea em que o tema da condição humana é explorado através da fisicalidade do corpo, com inspiração em características de personagens de Shakespeare.
António Cabrita e São Castro apresentam Play False

Autor: Ana Carvalho Melo

"O Ser Humano é o único animal conhecido por pensar e questionar sobre um propósito de vida além da simples necessidade de sobrevivência. Uma viagem pela condição humana confronta-nos com a nossa existência. Quem melhor do que Shakespeare para falar sobre os conflitos mentais, as emoções versus a razão ou mesmo o que está para além das palavras? Trata-se, em Play False, de recorrer à psicologia e comportamento humano de personagens como Lady Macbeth, Hamlet, Romeu e Julieta e Richard III e refletir sobre as suas próprias questões, utilizando as suas palavras e ações como matéria para os gestos e movimentos", descreve sobre o espetáculo nota enviada à comunicação social.

Na manhã do domingo, dia 1 de março, a dupla de criadores orienta uma masterclass baseada no processo criativo que deu origem à peça. Os participantes serão convidados a pesquisar e desenvolver material físico ligado ao universo teatral de Shakespeare, utilizando ferramentas de composição coreográfica em cruzamento com a criatividade de cada um. A masterclass tem um limite máximo de 16 participantes, maiores de 14 anos. A inscrição é gratuita na compra de bilhete para o espetáculo. Para os interessados apenas na masterclass, o preço da inscrição é de €3,5.

| acsc | é um projeto de colaboração artística entre os dois bailarinos António Cabrita e São Castro, que se propõem ao cruzamento de interesses e estímulos criativos como movimento, imagem e som.

António Cabrita estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional. É licenciado em dança pela Escola Superior de Dança, mas estudou igualmente Cinema, na New York Film Academy, e Criatividade Publicitária, na Restart. Trabalhou com Rui Horta, Né Barros, António Tavares, Tânia Carvalho, Ana Rita Barata, Hofesh Shechter. É artista residente na companhia alemã SilkeZ./Resistdance. Tem dado workshops de composição coreográfica e de video em vários países europeus.

São Castro iniciou os seus estudos em dança no Balleteatro Escola Profissional de Dança e Teatro, no Porto, e licenciou-se na Escola Superior de Dança, em Lisboa. Fez parte da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Trabalhou com Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Clara Andermatt, Rui Lopes Graça, Benvindo Fonseca, André Mesquita / Tok'Art, Tânia Carvalho e, mais recentemente, Hofesh Shechter. Frequentemente dá aulas e workshops de dança contemporânea.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados