Angela Merkel é empossada hoje pela câmara baixa do parlamento alemão

A chanceler alemã, Angela Merkel, é hoje empossada para um terceiro mandato pela câmara baixa do parlamento da Alemanha (Bundestag), passando a dirigir um governo de grande coligação com os sociais-democratas do SPD.


A sessão solene tem início previsto para as 08:00 TMG (mesma hora em Lisboa) e o executivo CDU-CSU-SPD deverá ser aprovado sem problemas no Bundestag, onde a grande coligação detém 504 dos 631 assentos.

Merkel, líder da União Democrata-Cristã (CDU), assinou na segunda-feira com os líderes da União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer, e do Partido Social-Democrata (SPD), Sigmar Gabriel, o acordo de coligação alcançado no final de novembro.

No novo governo, a CDU ficou com cinco pastas, mais a chancelaria, o SPD com seis e a CSU com três.

Na composição do executivo destaca-se a continuação de Wolfgang Schaeuble nas Finanças. A CDU ficou também com a Defesa, ocupada pela primeira vez por uma mulher (Ursula Von der Leyen), Interior (Thomas de Maizière), Saúde (Hermann Grohe) e Educação (Joanna Wanka).

O líder do SPD, Sigmar Gabriel, fica como vice-chanceler e ministro da Economia e da Energia, e o partido vai também controlar os Negócios Estrangeiros (Frank Walter Steinmeier), Trabalho (Andrea Nahles), Ambiente (Barbara Hendricks), Justiça (Heiko Maas) e Família (Manuela Schwesig).

Entre as novidades estão a entrada para a secretaria de Estado do Trabalho de Joerg Asmussen, membro alemão do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), e da primeira mulher de origem turca num governo alemão, Aydan Oezuguz, para secretária de Estado das Migrações, Refugiados e Integração.

Os ministros da CSU são Alexandre Dobrindt, nos Transportes e Infraestrutura digital, Hans-Peter Friedrich, na Agricultura, e Gerd Mueller, na Cooperação Económica e Desenvolvimento.

A CDU obteve uma clara vitória nas eleições gerais de 22 de setembro, com 41,5%, mas não conseguiu a maioria, e o seu anterior aliado no governo, o Partido Liberal (FDP), não elegeu nenhum deputado.

A CDU iniciou então negociações para uma grande coligação com o SPD, que obteve naquelas eleições o seu pior resultado eleitoral (25,7%), alcançando um acordo no final de novembro. A CDU e a CSU seguiram o procedimento habitual de o submeter a um mini-congresso, mas o SPD consultou os militantes, 75,9% dos quais disseram “sim” ao pacto.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024