André Bradford saúda parecer favorável do Parlamento Europeu para renovação das frotas pesqueiras das RUP

André Bradford saúda parecer favorável do Parlamento Europeu para renovação das frotas pesqueiras das RUP

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   8 de Mar de 2019, 12:20

O candidato do PS/Açores às eleições Europeias do próximo dia 26 de maio, André Bradford, saudou, esta sexta-feira, a aprovação pela Comissão de Pescas do Parlamento Europeu da nova configuração do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), que consagrará ao setor 7 mil milhões de euros, para o período 2021/27.

Em comunicado, André Bradford destaca "particularmente a abertura da possibilidade de apoiar a renovação da frota de pequena pesca costeira e artesanal nas regiões ultraperiféricas (RUP), como é o caso dos Açores, mas também da Madeira”, frisando tratar-se de “uma grande vitória dos Socialistas e Democratas, grupo parlamentar onde o PS se integra, no contexto Europeu e em defesa dos nossos pescadores”.


Para André Bradford – que realçou o papel do atual eurodeputado socialista dos Açores, Ricardo Serrão Santos, neste processo - a medida é positiva, já que irá permitir “modernizar o setor, mas sempre numa perspetiva de sustentabilidade dos recursos piscícolas dos nossos mares”.


André Bradford explicou que o novo FEAMP prevê que seja a Europa a estabelecer um valor mínimo para as Regiões Ultraperiféricas, ao contrário do que acontecia até aqui, em que era o Estado-Membro a determinar esses montantes.


O candidato socialista às próximas eleições Europeias realçou que isso permitirá um “aumento da dotação financeira destinada aos Açores”, já que está prevista a “atribuição de uma verba mínima de 114 milhões de euros para investimentos nas RUP portuguesas, destinada à economia azul, o que será, seguramente, vantajoso para os Açores”.


André Bradford alertou, porém, que há agora “um caminho a percorrer”, já que importa agora “permanecer firme na defesa dos interesses Açorianos, nas negociações do regulamento do FEAMP 2021/2027, que irão decorrer ao longo deste ano”.


“É precisamente esta a agenda que quero e vou desenvolver em Bruxelas: garantir mecanismos de apoio às nossas pescas, para que tenhamos um setor que gere valor acrescentado, que seja atrativo e que contribua positivamente para a economia dos Açores”, garantiu o candidato do PS/Açores às próximas eleições Europeias, André Bradford.





Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.