Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Em comunicado, André Bradford destaca "particularmente a abertura da possibilidade de apoiar a renovação da frota de pequena pesca costeira e artesanal nas regiões ultraperiféricas (RUP), como é o caso dos Açores, mas também da Madeira”, frisando tratar-se de “uma grande vitória dos Socialistas e Democratas, grupo parlamentar onde o PS se integra, no contexto Europeu e em defesa dos nossos pescadores”.
Para André Bradford – que realçou o papel do atual eurodeputado socialista dos Açores, Ricardo Serrão Santos, neste processo - a medida é positiva, já que irá permitir “modernizar o setor, mas sempre numa perspetiva de sustentabilidade dos recursos piscícolas dos nossos mares”.
André Bradford explicou que o novo FEAMP prevê que seja a Europa a estabelecer um valor mínimo para as Regiões Ultraperiféricas, ao contrário do que acontecia até aqui, em que era o Estado-Membro a determinar esses montantes.
O candidato socialista às próximas eleições Europeias realçou que isso permitirá um “aumento da dotação financeira destinada aos Açores”, já que está prevista a “atribuição de uma verba mínima de 114 milhões de euros para investimentos nas RUP portuguesas, destinada à economia azul, o que será, seguramente, vantajoso para os Açores”.
André Bradford alertou, porém, que há agora “um caminho a percorrer”, já que importa agora “permanecer firme na defesa dos interesses Açorianos, nas negociações do regulamento do FEAMP 2021/2027, que irão decorrer ao longo deste ano”.
“É precisamente esta a agenda que quero e vou desenvolver em Bruxelas: garantir mecanismos de apoio às nossas pescas, para que tenhamos um setor que gere valor acrescentado, que seja atrativo e que contribua positivamente para a economia dos Açores”, garantiu o candidato do PS/Açores às próximas eleições Europeias, André Bradford.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”