Açoriano Oriental
Americanos escolhem hoje novo Presidente
Um número histórico, mais de 200 milhões, de eleitores norte-americanos estão registados para votar nas eleições de hoje nos Estados Unidos, que vão determinar quem será o próximo Presidente daquela superpotência.
Americanos escolhem hoje novo Presidente

Autor: Lusa/AO Online

A escolha do 45.º Presidente da história norte-americana será disputada entre a democrata Hillary Clinton, de 69 anos, e o republicano Donald Trump, de 70 anos.

Para estar ao seu lado na corrida presidencial, para o cargo de vice-presidente, Donald Trump e Hillary Clinton escolheram Mike Pence e Tim Kaine, respetivamente.

Outros dois nomes participam na corrida à Casa Branca: o ex-governador republicano do Novo México e candidato do Partido Libertário (o terceiro maior partido dos EUA), Gary Johnson e a candidata presidencial do Partido Verde, Jill Stein.

As assembleias de voto estarão abertas nos 50 estados federais e no distrito federal de Washington DC em seis fusos horários.

As assembleias de voto na costa leste dos Estados Unidos abrem às 06:00 (11:00 em Lisboa), mas horas antes, pouco depois da meia-noite (hora local), três pequenas localidades do estado de New Hampshire têm a tradição de serem as primeiras no país a votarem.

O encerramento das primeiras assembleias de voto está previsto para as 18:00 (23:00 em Lisboa).

As últimas assembleias de voto encerram às 20:00 (05:00 de quarta-feira em Lisboa) no estado do Alasca.

O nome do futuro Presidente dos Estados Unidos não deverá ser conhecido antes das 22:00 (hora da costa leste, ou seja, 03:00 de quarta-feira em Lisboa).

Mesmo antes desta terça-feira eleitoral, muitos americanos já fizeram a sua escolha, através da votação antecipada, permitida em 37 dos 50 estados federais dos Estados Unidos e no distrito de Columbia.

Na segunda-feira, mais de 42 milhões de eleitores americanos registados tinham votado por antecipação, segundo dados divulgados no ‘site’ United States Elections Project.

O sucessor de Barack Obama será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

Não é só a Presidência dos Estados Unidos que está em jogo nestas eleições. Hoje também vão a votos todos os 435 lugares que compõem a Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano) e 34 das 100 cadeiras do Senado (câmara alta do Congresso). No total, são 469 cargos legislativos.

Também vão ser hoje disputados cerca de uma dezena de cargos de governadores estaduais e de governadores territoriais, bem como diversas funções a nível estadual e local.

Estão igualmente previstos vários referendos estaduais sobre diversos assuntos, incluindo a legalização da marijuana, mudanças na pena de morte, controlo de armas e aumento do salário mínimo.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados