Açoriano Oriental
Alunos da universidade dos Açores pedem presença do reitor em assembleia-geral
A assembleia-geral de alunos da Universidade dos Açores, convocada para sexta-feira, foi suspensa após três horas de reunião e será retomada na segunda-feira, com os estudantes a apelarem ao reitor para estar presente.
Alunos da universidade dos Açores pedem presença do reitor em assembleia-geral

Autor: Lusa / AO online

 

A assembleia-geral, a segunda das últimas duas semanas, foi convocada para debater, de novo, as novas regras de pagamento das propinas (em quatro prestações e não dez, como no ano passado) e do regime dos estudantes a tempo parcial.

Os alunos da universidade açoriana entregaram na quinta-feira ao Conselho Geral da academia e ao reitor João Luís Gaspar um documento em que manifestam preocupações em relação a estas duas matérias, contestando as novas regras, que consideram penalizar os estudantes.

O reitor afirmou na quinta-feira, após a reunião do Conselho Geral, que manterá a nova modalidade de pagamento das propinas, mostrando-se disponível para ir à assembleia-geral de alunos prestar esclarecimentos.

No entanto, por questões de agenda, não esteve presente, declarou hoje aos jornalistas Luís Freitas, presidente da assembleia-geral de alunos, que se reuniu durante a tarde com reitor.

Luís Freitas disse que transmitiu aos alunos presentes na assembleia-geral “uma mensagem” do reitor, mas os estudantes decidiram suspender a reunião e insistir na presença do próprio João Luís Gaspar.

“Aquilo que eu queria mesmo marcar é que a assembleia retoma na segunda-feira e o imperativo que é os alunos estarem cá, o imperativo que vai ser a comunicação social estar cá e depois o imperativo que é o reitor vir cá”, afirmou Luís Freitas, recusando fazer qualquer outro comentário para além deste.

A assembleia-geral de hoje, que mobilizou poucas dezenas de estudantes, decorreu à porta fechada e será retomada na segunda-feira, em Ponta Delgada.

No mesmo dia, um grupo de estudantes entregará, em Angra do Heroísmo, um documento com as preocupações dos alunos ao representante da República para os Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados