Alerta amarelo para Açores devido a trovoadas e ondas até sete metros

O Instituto de Meteorologia emitiu hoje um alerta amarelo para as ilhas dos grupos Central e Ocidental dos Açores, devido à previsão de trovoada e agitação marítima, com ondas até 7 metros.


Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira), a previsão é de ocorrência de trovoadas, frequentes e dispersas, e de agitação marítima, com ondas entre 6 e 7 metros.
Para o Grupo Ocidental (Corvo e Flores), o alerta amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) deve-se à previsão de agitação do mar, com ondas entre 6 e 7 metros.
Esta situação está a ser provocada por uma depressão cavada, centrada a Norte do Grupo Central, que se desloca lentamente para Leste, segundo uma nota enviada à Agência Lusa pelo Instituto de Meteorologia.
A previsão do tempo para hoje nos Açores é de períodos de céu muito nublado e aguaceiros.
Nas ilhas do Grupo Ocidental, a previsão aponta para vento noroeste forte (50 a 62 quilómetros por hora), com rajadas até 75 quilómetros/hora, tornando-se gradualmente fresco (30/40 quilómetros/hora) para a noite.
O mar vai apresentar-se alteroso tornando-se cavado, com ondas noroeste de 7 metros, passando a norte e diminuindo para 4 metros.
A temperatura máxima prevista para Santa Cruz das Flores é de 21 graus Celsius.
No Grupo Central espera-se também vento oeste forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, tornando-se muito fresco (40/50 quilómetros por hora) para a noite, e mar alteroso tornando-se grosso, com ondas oeste de 6 metros, passando a noroeste e diminuindo para 5 metros.
O Instituto Meteorológico prevê uma temperatura máxima de 21 graus Celsius na Horta e de 22 graus Celsius em Angra do Heroísmo.
Quanto ao Grupo Oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel), a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, períodos de chuva ou aguaceiros, vento sudoeste muito fresco (40/50 quilómetros por hora), com rajadas até 65 quilómetros/hora, rodando para oeste, e mar grosso a alteroso, com ondas oeste de 3 metros, aumentando para 4 metros.
A temperatura máxima prevista para Ponta Delgada é de 22 graus Celsius.
Para a Madeira, a previsão é de períodos de céu muito nublado, vento fraco (inferior a 15 quilómetros por hora), com o mar apresentando ondas até 1,5 metros e 26 graus Celsius de temperatura máxima para o Funchal.
Para Portugal continental, prevê-se céu pouco nublado, vento fraco, neblina ou nevoeiro, dissipando-se ao longo da manhã, ondas até 1,5 metros e temperaturas máximas de 22 graus Celsius (Porto), 24 (Faro) e 25 (Lisboa).
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares