Açoriano Oriental
Alerta amarelo para Açores devido a trovoadas e ondas até sete metros
O Instituto de Meteorologia emitiu hoje um alerta amarelo para as ilhas dos grupos Central e Ocidental dos Açores, devido à previsão de trovoada e agitação marítima, com ondas até 7 metros.

Autor: Lusa
Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira), a previsão é de ocorrência de trovoadas, frequentes e dispersas, e de agitação marítima, com ondas entre 6 e 7 metros.
Para o Grupo Ocidental (Corvo e Flores), o alerta amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) deve-se à previsão de agitação do mar, com ondas entre 6 e 7 metros.
Esta situação está a ser provocada por uma depressão cavada, centrada a Norte do Grupo Central, que se desloca lentamente para Leste, segundo uma nota enviada à Agência Lusa pelo Instituto de Meteorologia.
A previsão do tempo para hoje nos Açores é de períodos de céu muito nublado e aguaceiros.
Nas ilhas do Grupo Ocidental, a previsão aponta para vento noroeste forte (50 a 62 quilómetros por hora), com rajadas até 75 quilómetros/hora, tornando-se gradualmente fresco (30/40 quilómetros/hora) para a noite.
O mar vai apresentar-se alteroso tornando-se cavado, com ondas noroeste de 7 metros, passando a norte e diminuindo para 4 metros.
A temperatura máxima prevista para Santa Cruz das Flores é de 21 graus Celsius.
No Grupo Central espera-se também vento oeste forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, tornando-se muito fresco (40/50 quilómetros por hora) para a noite, e mar alteroso tornando-se grosso, com ondas oeste de 6 metros, passando a noroeste e diminuindo para 5 metros.
O Instituto Meteorológico prevê uma temperatura máxima de 21 graus Celsius na Horta e de 22 graus Celsius em Angra do Heroísmo.
Quanto ao Grupo Oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel), a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, períodos de chuva ou aguaceiros, vento sudoeste muito fresco (40/50 quilómetros por hora), com rajadas até 65 quilómetros/hora, rodando para oeste, e mar grosso a alteroso, com ondas oeste de 3 metros, aumentando para 4 metros.
A temperatura máxima prevista para Ponta Delgada é de 22 graus Celsius.
Para a Madeira, a previsão é de períodos de céu muito nublado, vento fraco (inferior a 15 quilómetros por hora), com o mar apresentando ondas até 1,5 metros e 26 graus Celsius de temperatura máxima para o Funchal.
Para Portugal continental, prevê-se céu pouco nublado, vento fraco, neblina ou nevoeiro, dissipando-se ao longo da manhã, ondas até 1,5 metros e temperaturas máximas de 22 graus Celsius (Porto), 24 (Faro) e 25 (Lisboa).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados