“É, de facto, uma paisagem emblemática da nossa ilha, particularmente do concelho da Povoação”, disse esta quinta-feira o Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, à saída de uma audição na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho (CAPAT) da Assembleia Legislativa dos Açores, em Ponta Delgada.
Luís Neto Viveiros, que foi ouvido sobre a Petição “Alameda dos Plátanos da Povoação a Património Paisagístico da Região Autónoma dos Açores”, defendeu, contudo, que é “preciso associar a preservação da paisagem e do ambiente com o bem-estar das populações”.
Nesse sentido, adiantou que o caminho vai ser pavimentado com um asfalto avermelhado, mais resistente, salientando que esta opção permite “facilitar a circulação", além de ter "custos de manutenção mais reduzidos no futuro.”
A Alameda de Plátanos da Povoação é um caminho de terra batida, em cascalho vermelho, ladeado, em toda a sua extensão de quase três quilómetros, por 602 imponentes plátanos e por tapumes de coloridas hortênsias, que liga a Lomba do Alcaide à Lomba do Pomar, na Povoação.
Alameda dos Plátanos vai ser pavimentada sem abate de árvores
A Secretaria Regional dos Recursos Naturais mantém a intenção de pavimentar a Alameda dos Plátanos, na Povoação, mas não pretende recorrer ao abate de nenhuma das cerca de 600 árvores existentes nesta zona do concelho da Povoação, que o Governo dos Açores pretende classificar como zona protegida.
Autor: Ana Carvalho Melo
