Açoriano Oriental
África do Sul tem novas notas com efígie de Nelson Mandela
Novas notas de banco com a efígie do primeiro Presidente negro da história da África do Sul, Nelson Mandela, começaram esta terça-feira a circular no país, segundo informou o Banco da Reserva.
África do Sul tem novas notas com efígie de Nelson Mandela

Autor: Lusa/AO online

"Madiba (Nelson Mandela) é realmente um ser humano e um sul-africano extraordinário e alguém em quem todos nos revemos de uma forma ou outra", disse a governadora do Banco da Reserva, Gill Marcus, quando exibia pela primeira vez uma das novas notas.

As notas, de 10, 20, 50, 100 e 200 rands, que hoje entram em circulação, ostentam a imagem de Nelson Mandela e, no verso, as imagens dos cinco grandes do reino animal africano, o leão, o búfalo, o leopardo, o elefante e o rinoceronte, tal como as que estavam em circulação nas últimas décadas.

As novas notas de banco constituem uma homenagem ao homem que mudou profundamente o cenário político da África do Sul, quer como resistente e preso político, durante 27 anos, quer como Presidente de uma nação que, sob a sua batuta, soube reconciliar-se com o seu passado violento e opressivo e construir uma nova ordem social, baseada na democracia representativa e numa constituição exemplar.

A governadora do banco central salientou que Mandela, de 94 anos, ficou muito emocionado com a homenagem.

As notas possuem os mais modernos requisitos técnicos de segurança utilizados no mundo, sendo extremamente difíceis de falsificar, referiu Gill Marcus.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.