Açoriano Oriental
Aeroporto de Santa Maria com novas antenas no sistema de aterragem

A Navegação Aérea de Portugal (NAV) procedeu à substituição das antenas do ‘Localizer’ e ‘Glide Path’ do ‘ILS’ (sistema de aterragem por instrumentos) da pista 18 do aeroporto de Santa Maria, nos Açores, informou aquela entidade.

Aeroporto de Santa Maria com novas antenas no sistema de aterragem

Autor: Lusa

A obra, orçada em 250 mil euros, “insere-se no compromisso da NAV Portugal em manter o mais alto nível de operacionalidade do aeroporto de Santa Maria”, em Vila do Porto.

Em comunicado hoje divulgado, a NAV indicou que os trabalhos, que tiveram início a 29 de maio, “incluíram a remoção das antenas e estruturas de suporte e cablagem antiga, procedendo-se à substituição das infraestruturas para a passagem de cabos e instalação de nova cablagem, das antenas e dos equipamentos”.

A intervenção, aprovada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), terminou no dia 15 de junho com o voo de certificação, “essencial para verificar a conformidade do equipamento com os requisitos operacionais”.

“Na NAV Portugal investimos em tecnologia e inovação para oferecer um serviço de navegação aérea seguro e eficiente. Os aeroportos onde operamos contam com os mais modernos sistemas de navegação, como o novo ILS de Santa Maria que agora entra em operação”, referiu Pedro Ângelo, administrador da NAV Portugal, citado na nota de imprensa.

O Instrumental Landing System (ILS na sigla em inglês) ou Sistema de Aterragem por Instrumentos é um sistema de auxílio à navegação aérea que utiliza instrumentos de bordo e terrestres para guiar a aeronave durante a fase final da aterragem.

O sistema fornece informações precisas sobre a posição e trajetória da aeronave em relação à pista de aterragem, permitindo que o processo seja mais seguro e preciso, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis.

“Com o ILS os pilotos podem realizar aterragens em condições de operação com menor visibilidade, aumentando a capacidade de operação do aeroporto”, lê-se.

O mesmo sistema também “reduz a necessidade de complicadas manobras de aproximação, o que significa economia de combustível e redução do tempo de voo”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.