Açoriano Oriental
Aeroporto da Horta, nos Açores, celebra 40 anos sem 'prenda' mais desejada
O Aeroporto da Horta, no Faial, Açores, celebra esta quarta-feira o 40.º aniversário, um mês depois de ter inaugurado a nova torre de controlo mas ainda sem saber quando será ampliada a pista, que é a ‘prenda’ mais desejada.
 Aeroporto da Horta, nos Açores, celebra 40 anos sem 'prenda' mais desejada

Autor: Lusa/Aonline

A ampliação da pista é uma antiga reivindicação local e regional, nomeadamente do Conselho de Ilha e do Governo Regional, mas a obra nunca chegou a avançar devido aos elevados custos que envolve.

A pista da Horta, que foi inaugurada com 1.500 metros de extensão, foi ampliada para 1.700 metros na década de 90, mas esta dimensão obriga atualmente a penalizações técnicas dos aviões da TAP e da SATA que a usam nas ligações com Lisboa.

O Aeroporto da Horta, localizado na freguesia de Castelo Branco, nos arredores da cidade, foi inaugurado a 24 de agosto de 1971, tendo registado até 31 de Julho de 2011 um total de 128.814 partidas e chegadas de aviões, que transportaram mais de 4,5 milhões de passageiros, refere a instituição.

No ano passado, passaram por este aeroporto cerca de 190 mil passageiros.

As obras de construção desta infraestrutura aeroportuária arrancaram a 1 de Maio de 1968 e, três anos mais tarde, a 1 de Abril de 1971 registou-se a primeira aterragem na pista da Horta, um ‘Dakota’ que transportava pessoal e material para os serviços do aeroporto.

Os voos regulares da transportadora aérea regional SATA apenas começaram a 15 de Janeiro de 1972, numa altura em que este aeroporto já tinha registado 578 voos comerciais, que transportaram 13.193 passageiros, 10.364 quilos de carga diversa e 18.542 quilos de mala aérea.

Actualmente gerido pela ANA – Aeroportos de Portugal, este aeroporto açoriano sofreu uma expansão do tráfego com a abertura da rota Lisboa/Horta/Lisboa, cujo primeiro voo se realizou a 4 de Julho de 1985, na altura ainda com escala em Ponta Delgada.

O Aeroporto da Horta é o mais movimentado das denominadas Ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge), assumindo um papel de relevo na dinamização da economia local.

Em finais de Julho foi inaugurada a nova torre de controlo, dotada com equipamentos que a tornam compatível com todas as exigências operacionais estimadas para os próximos tempos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados