Açoriano Oriental
Adiamento de decisão sobre as Lajes permite ganhar tempo
O presidente da Comissão Representativa dos Trabalhadores Portugueses da Base das Lajes considerou que o adiamento da decisão norte-americana sobre a redução de militares na Terceira, nos Açores, permite "ganhar algum tempo" para "prosseguir a luta".

Autor: Lusa/AO online

 

“É um adiamento, não estamos obviamente perante um retrocesso do processo tal como estava anunciado. O que ganhámos foi tempo. O que é bom. Já não é mau”, afirmou João Ormonde.

João Ormonde considerou ainda que "funcionou a diplomacia" e "valeram a pena todos os esforços", também do "Governo Regional e de organizações que se juntaram por esta causa nos Estados Unidos".

“Vamos ter agora sim alguma serenidade, algum tempo para continuar, junto das diferentes entidades relacionadas com este processo, a influenciar de alguma forma alterações e travar, na medida do possível, o processo”, frisou.

A redução que está proposta pelos Estados Unidos da América (EUA) "é definitivamente, do ponto de vista económico e social, qualquer coisa de catastrófica para a ilha Terceira", sublinhou.

A Câmara dos Representantes e o Senado norte-americanos anunciaram na noite de terça-feira um acordo orçamental, que adia a decisão sobre a redução da presença na Base das Lajes, na ilha Terceira, até à divulgação de um relatório.

Antes deste acordo, os norte-americanos previam uma redução do seu contingente das Lajes em mais de 400 militares e 500 familiares com efeitos em 2014.

O projeto-lei tem agora de ser aprovado na Câmara dos Representantes e no Senado, onde na terça-feira foi anunciado um acordo orçamental entre os partidos democrata e republicano para viabilizar o orçamento federal e evitar nova paralisia dos serviços.

"Como há um acordo entre os dois partidos, o orçamento deve seguir de imediato para votação", explicou à agência Lusa o presidente da National Organization of Portuguese Americans (NOPA), Francisco Semião, o que significa que a questão das Lajes terá de esperar.

O relatório mencionado está a ser conduzido desde o início do ano e deve ser divulgado na primavera do próximo ano.

"O secretário de Defesa deve certificar os comités de Defesa do Congresso antes de qualquer ação sobre o realinhamento das forças na Base Aérea das Lajes, nos Açores, cuja ação encontra suporte no Relatório de Avaliação das Infraestruturas Europeias", informa o acordo.

"Essa certificação deve incluir uma avaliação específica da Base das Lajes, nos Açores, no apoio às forças norte-americanas além-mar", conclui o texto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados