Açoriano Oriental
Açores vão investir 3 ME em projetos de investigação científica
O Governo dos Açores vai investir cerca de três milhões de euros, ao longo de três anos, em projetos de investigação científica, anunciou hoje o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Abreu
Açores vão investir 3 ME em projetos de investigação científica

Autor: LUSA/AO online

O governante, que falava à saída da uma audição na comissão de Assuntos Sociais do parlamento açoriano, a propósito das propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano, adiantou que o executivo já recebeu 71 candidaturas para financiamento deste tipo de projetos científicos.

"Temos o financiamento do primeiro de três anos em que vão estar em vigor projetos de investigação científica financiados pelo Governo Regional", destacou Fausto Abreu, recordando que as 71 candidaturas até agora apresentadas, estão ainda em fase de avaliação.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia realçou, por outro lado, os investimentos previstos no Plano do Governo para 2016 em matéria de requalificação e proteção da orla costeira, com vista à adaptação às alterações climáticas.

"Estamos a planear investir 7,5 milhões de euros na requalificação da orla costeira, o que representa um aumento de 149% relativamente a este ano", sublinhou, adiantando que as intervenções vão ocorrer em quase todas as ilhas da Região.

A construção do Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, e a construção de mais um edifício no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, são algumas das obras previstas para 2016, destacadas pelo governante.

Fausto Abreu realçou ainda o arranque, previsto para 2016, das obras da Escola do Mar, situada na cidade da Horta, que terá um valor superior a três milhões de euros.

O Plano para o próximo ano contempla uma verba de cerca de 50 milhões de euros para a secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia (28 milhões para as pescas e aquacultura, 6 milhões para a ciência, 6 milhões para infraestruturas tecnológicas e 10 milhões para o ambiente).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados