Açoriano Oriental
Covid-19
Açores registam 20 novos casos e 27 recuperações

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 20 novos casos positivos de Covid-19, sendo um na Terceira, um em Santa Maria e 18 em São Miguel, resultantes de 2.389 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Açores registam 20 novos casos e 27 recuperações

Autor: AO Online/ GA

Na Terceira há um caso positivo na freguesia do Porto Martins, concelho da Praia da Vitória, relativo a um viajante, residente, com resultado positivo ao sexto dia, após viagem ao exterior do arquipélago.

Em Santa Maria há também um caso positivo, em Vila do Porto, resultante de um viajante interilhas, não residente, com teste positivo à chegada.

Em São Miguel, todos os casos são referentes a transmissão comunitária. Assim, o concelho da Ribeira Grande regista sete novos casos: cinco na Matriz e dois na Ribeirinha. No concelho de Ponta Delgada há oito novos casos (quatro em Fenais da Luz, um na Fajã de Cima, um em São Pedro, um em São José e um em São Roque). No concelho da Lagoa há três novos casos (dois em Santa Cruz, um em Água de Pau). 

Também nas últimas 24 horas foi registado um total de 27 recuperações (ver quadro em anexo), e à data de hoje estão internados 11 doentes, oito no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Nenhum destes doentes internados está em Unidade de Cuidados Intensivos. 

O arquipélago conta presentemente com 320 casos positivos ativos, sendo 297 em São Miguel, 12 na Terceira, nove no Faial, um em Santa Maria e um em São Jorge. Estão ativas no Faial, duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, concelho da Horta. Até ao presente foram extintas 203 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 998 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.095 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.607 pessoas. Faleceram 33, saíram do arquipélago 80 e 55 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 554.388 análises, para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 17 de junho, foram administradas nos Açores 187.119 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 109.258 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 77.861 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.     


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados