Açoriano Oriental
Acesso à Internet em fibra foi a que mais cresceu até setembro, subida de 34,9%
O acesso à Internet em fibra ótica em Portugal foi o que mais cresceu até setembro, um aumento de 34,9% face igual período de 2013, contribuindo para o aumento da banda larga fixa, divulgou hoje o regulador Anacom.
Acesso à Internet em fibra foi a que mais cresceu até setembro, subida de 34,9%

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, a Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações adianta que no final de setembro "existiam em Portugal cerca de 2,75 milhões de acessos fixos à Internet, mais 2,7% do que no trimestre anterior".

Os acessos em fibra ótica, "que aumentaram 8% no trimestre e 34,9% em termos homólogos, foram os que mais contribuíram para o crescimento verificado e já representam 21% dos acessos totais".

No entanto, a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, com um peso de 39,4%, seguido do modem cabo, com 36,4%.

"O número de utilizadores que efetivamente utilizaram Internet em banda larga móvel foi de 4,5 milhões, mais 14,9% face ao trimestre anterior e mais 24,4% em termos homólogos, números que traduzem o crescimento trimestral mais elevado de sempre", adianta o regulador presidido por Fátima Barros.

"Do total, 3,5 milhões acedem através de telemóveis", refere a Anacom, recordando que "a evolução da banda larga móvel tem sido impulsionada pelo aumento do número de utilizadores de 'smartphones' que neste trimestre já representam 47,1% do total de utilizadores de telemóvel", um crescimento de 8,7 pontos percentuais face a 2013.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.