Açoriano Oriental
Cinema
4ª edição consagra o Faial Filmes Fest
A 4ª edição do Faial Filmes Fest - Festival de Curtas das Ilhas que encerrou segunda-feira à noite, contou com a participação de personalidades importantes da cinematografia nacional e internacional que potenciaram a sua visibilidade.

Autor: Olimpia Granada
Ao todo, estiveram na ilha do Faial, durante uma semana, mais de 50 pessoas ligadas ao cinema, entre as quais Fernando Meirelles, Niv Fichman, Don Mackeller, Paolo Minuto, Fernando Lopes e Bruno de Almeida. “Pensamos que estes factores contribuíram muitíssimo para que o Faial Filmes Fest conquiste um lugar importante no circuito dos festivais de cinema em Portugal e consequentemente para a sua credibilização, que é um dos objectivos para conferir uma dimensão regional e nacional a este evento”, considera a organização em comunicado de balanço.
O Cineclube da Horta, entidade organizadora do festival, foi também o anfitrião do XVII Encontro Nacional de Cineclubes, onde foi deliberada a criação de uma Delegação Regional da Federação Portuguesa de Cineclubes  (FPCC) nos Açores.
Na cerimónia de encerramento, além da homenagem ao cineasta Fernando Lopes, foram entregues os prémios da Competição Nacional e da Competição Regional. No primeiro caso,  o palmaré para Melhor Filme foi atribuído a ”Caravággio” de José Maria Vaz da Silva, o de Melhor Animação a ”Cândido” de José Pedro Cavalheir, Melhor Curtíssima a ”Guisado de Galinha” de Joana Toste e o Prémio do Público a ”História Trágica com Final Feliz” de Regina Pessoa.
Na Competição Regional, ”Tudo por um Gelado” de Crhiss, Jaen, Karina, Marisa, Joana e Cátia foi considerado como o Melhor Filme Faialense, Melhor Filme Regional e recebeu, ainda, a aclamação do público.
”Era Uma Vez uma Vaca”, de Marco Silva e ”Histórias”, de Laura Brasil, Carolina Martins e João Pedro Borba, receberam, respectivamente, os segundo e terceiro prémios da categoria Melhor Filme Regional.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.