Açoriano Oriental
3.ª fase de acesso ao superior com menos cerca de 2 mil candidatos
O número de candidatos à terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior é inferior em quase dois mil alunos em relação a 2012-2013, de acordo com os dados disponíveis na página na Internet da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
3.ª fase de acesso ao superior com menos cerca de 2 mil candidatos

Autor: Lusa/AO Online

Os dados mais recentes disponíveis referem-se a domingo, e indicam que no domingo, penúltimo dia disponível para apresentar uma candidatura ao ensino superior público, havia 3.098 candidaturas entregues, menos quase duas mil quando comparadas com as 4.821 registadas em igual período do ano passado.

Os números do Ministério da Educação e Ciência (MEC) confirmam a tendência de diminuição da procura pelo ensino superior público, que já levaram o ministro da Educação, Nuno Crato, a declarar-se insatisfeito com a taxa de alunos nas universidades e politécnicos e a requerer aos serviços "um primeiro inquérito" para analisar a falta de candidaturas.

"Temos uma taxa de alunos no ensino superior que não nos satisfaz, que tem de aumentar, o número de alunos que chega às universidades e que conclui [os cursos] nas universidades e politécnicos tem de aumentar e estamos a tomar medidas neste sentido", declarou, em Bruxelas, depois de conhecidos os resultados da 2.ª fase do concurso de acesso.

As universidades e politécnicos levaram a concurso na 3.ª fase de acesso ao ensino superior 9.494 lugares dos quase 12 mil deixados vagos no final da 2.ª fase, segundo um edital da Direção-Geral do Ensino Superior.

A justificação para a diferença entre as vagas levadas a esta fase do concurso e as que sobraram da segunda fase prende-se com as decisões das instituições de ensino superior público, que definem quantas vagas abrem para cada curso.

De acordo com o MEC, para o ano de 2011-2012 – o último para o qual existem dados consolidados – e depois de concluída a segunda fase de acesso houve ainda cerca de 15 mil admissões nas universidades e politécnicos ao abrigo da terceira fase do concurso nacional e dos concursos especiais, que incluem, entre outros, os regimes de acesso para maiores de 23 anos, atletas de alta competição e alunos oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O MEC explicou à agência Lusa que o ano de 2011-2012 não foi um ano ‘sui generis’ quando comparado com os anteriores, e que nada indica que este ano venha a ser um ano diferente.

A 3.ª fase de acesso ao ensino superior termina hoje, à meia-noite, e os resultados devem ser conhecidos a 11 de outubro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados