Açoriano Oriental
10 Junho: Presidente da Câmara de Ponta Delgada enaltece papel dos emigrantes açorianos

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte, considerou esta quarta feira que os emigrantes açorianos têm contribuído para a “afirmação” do país e dos Açores no mundo.

10 Junho: Presidente da Câmara de Ponta Delgada enaltece papel dos emigrantes açorianos

Autor: AO Online/ Lusa

Maria José Duarte, que falava aos jornalistas à margem de um evento comemorativo do Dia de Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, declarou que “os Açores deram muitos valores ao mundo, através dos emigrantes”.

“Eles são um exemplo de trabalho. Ademais, com os seus valores e através da participação cívica e política têm contribuído para a afirmação de Portugal e dos Açores no mundo”, declarou a autarca.

Estima-se que existam nos Estados Unidos, predominantemente concentrados nos estados de Massachusetts, Rhoad Island e Califórnia, e no Canadá, de forma maioritária em Toronto, cerca de 1,5 milhões de açorianos e descendentes.

A presidente do município de Ponta Delgada colocou na Ribeira Grande a Placa Município de Ponta Delgada num dos dois murais da Praça do Emigrante, numa iniciativa da Associação de Emigrantes Açorianos e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Para a autarca, a cultura “não tem dimensão”, tendo manifestado o reconhecimento “a quem consegue levar o nome dos Açores e de Ponta Delgada mais longe”.

Maria José Duarte deixou ainda uma “palavra de conforto para as famílias que foram vitimados pela pandemia da covid-19, bem como para aqueles que estão a sentir os seus efeitos negativos”.

Tendo considerado que “gradualmente está-se a retomar a “normalidade”, a autarca disse que, “em breve”, vai-se poder “abraçar os emigrantes e potenciar o relacionamento entre Ponta Delgada e a diáspora”.

A autarca quer “afirmar a potencialidade dos Açores enquanto destino turístico e enquanto destino de negócios”.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados