Açoriano Oriental
Escola
Escola Profissional de Vila Franca do Campo

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Visita de Estudo - Turma Técnico Comercial 3 Ano



Visita de Estudo

Visita de Estudo

No passado dia 5 de novembro de 2020, a turma de Curso Técnico Comercial do 3 ano, da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, realizou uma visita de estudo, com o objetivo de: pôr em prática as competências adquiridas; observar em loco, os conteúdos lecionados nas diversas UFCDS e compreender melhor a história de Vila Franca do Campo.

A turma foi recebida pelo gerente da empresa Sr. Liberal Flor de Lima, que teve a amabilidade de ser o cicerone da visita, que desde já agradecemos.

O Sr. Liberal Flor de Lima, explicou o processo da construção e legalização da nova unidade produtiva, nomeadamente a Fábrica de Licores, realçou que qualquer empresa mesmo em tempos difíceis, tem de se adaptar à realidade, foi o que aconteceu, com esta unidade produtiva, embora esteja vocacionada para a produção de licores e turismo, teve que, se adaptar num curto espaço de tempo para a produção de desinfetante de mãos, cujo produto está a ter uma grande aceitação no mercado.

A turma nesse mesmo dia, visitou a Ermida de Nossa Senhora da Paz, onde foi relembrada aos formandos a lenda da construção da Ermida, também tiveram a oportunidade de conhecer dois factos históricos que marcaram Vila Franca do Campo e a história de Portugal, o primeiro foi a Subversão de Vila Franca do Campo, em 22 de outubro de 1522, sendo a maior catástrofe insular açoriana e a segunda maior de Portugal.

Segundo, Gaspar Frutuoso “…não houve grota nenhuma, assim da parte sul como do nordeste, por onde não corressem ribeiras de lodo.”

Os formandos também no mesmo local, tiveram a oportunidade de conhecer o outro marco importante da história de Portugal, que se passou perto do ilhéu de Vila Franca do Campo, a Batalha Naval de Vila Franca do Campo, em 26 de Julho de 1582, foi a primeira batalha naval onde intervieram os grandes galeões, servindo de ensaio a novas táticas de guerra.

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Gasolina sobe 3,9 cêntimos por litro e gasóleo 1,7 cêntimos nos Açores em abril
O preço da gasolina nos Açores sobe 3,9 cêntimos por litro na segunda-feira e o preço do gasóleo 1,7 cêntimos por litro, de acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial.
 
Gaudêncio vai candidatar-se à liderança dos municípios açorianos
Escolha do presidente da CMRG, que já assume as funções de presidente interino da AMRAA, colhe um largo consenso entre autarcas
 
Investigada suspeita de violação de menor no Faial
A Polícia Judiciária está a investigar uma possível violação de uma menor por três indivíduos, na ilha do Faial. As diligências iniciaram-se após a menor de 16 anos ter apresentado queixa em São Jorge, a ilha de onde é natural e reside.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados