Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

(Vira e volta a) Saudade


image

É este o mote desta crónica. O nosso leitor já adivinha de quem irei falar: do nosso Romeu Bairos (que me perdoe a sua mãe, a minha colega de trabalho Elizabeth Medeiros e restante família mas. sim, também é nosso!

   Conheci o Romeu no ano de 2005. Acabava eu de ficar colocado no quadro da EB 1,2,3/JI das Furnas e tinham-me sido atribuídas, entre outra distribuição de serviço, duas turmas do 7º ano de escolaridade. Numa delas estava um jovem chamado Romeu Bairos. Como todos os jovens da sua idade, tinha sonhos e projectos. Nessas turmas havia vários jovens das Furnas e da Ribeira Quente com dotes musicais e dela saíram bandas, concertos e artistas musicais e muita gente extraordinária e simpática que tenho como amigos.  Gente boa que animava as festas da escola com a sua música. Hoje, o destaque vai para o Romeu, aquele jovem com gostos musicais eclécticos e com a irreverência típica de um artista que se anunciava.

   O Romeu vive e respira música, participou em muitos projectos e fez muitas colaborações, fez todo um percurso que passou pelo "Caravela d'Ouro", pelo Conservatório Musical de Ponta Delgada, pelo "The Voice" mas também pelas ruas de Ponta Delgada e de Lisboa, por bares e festas e festivais tais como o Monte Verde, pelo Teatro Micaelense, pelas ilhas (da Madeira e dos Açores) e vários pontos do país.

   Gosto de pensar que o Romeu tem um pouco de mim e de todos nós que fizemos e fazemos parte da sua vida. Sempre encarei a arte de ensinar como um acto de generosidade e a escola como um lugar onde se desenvolvem cidadãos, um local onde os nossos jovens constroem a sua personalidade e o seu futuro.  Nenhum homem é uma ilha... o Romeu é o resultado da ilha, das pessoas e das vivências dentro e fora dela. Agora, o Romeu está no Festival da Canção. Nesse Festival, o Romeu "das Furnas" representa a sua ilha, representa as ilhas dos Açores (onde tem muitos fãs e amigos) mas, queremos mais, queremos que represente o país inteiro. Queremos que, junto com os Karetus (que fizeram uma aposta mais do que acertada), vá à "Eurovisão" e que ganhem, que representem a Europa. 

   É com orgulho que a EBS da Povoação vê um dos seus alumni no Festival da Canção e, mais do que isso, a fazer aquilo de que gosta e a concretizar os seus sonhos.  

Força, Romeu! Força, Karetus! Vira e volta a saudade de tempos que foram mas que nunca se esquecem.

 Armando Costa

Coordenador do Clube de Jornalismo da EBS da Povoação

https://youtu.be/X-9ob_VFh7k

AO Escolas

EFTH participa em webinário sobre vacinação
A Escola de Formação Turística e Hoteleira participou no webinário “A importância da vacinação”, dinamizado pelo Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), em parceria com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) e com a Delegação de Saúde de Ponta Delgada.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Notícias AO

Açoriano Oriental com edições especiais dedicadas ao Santo Cristo
O Açoriano Oriental vai publicar este fim de semana edições especiais dedicadas às festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres que têm o padre Hélio Soares como consultor editorial.
 
Duas Margens 06 maio
Os comentadores Jorge Macedo e Sónia Nicolau analisaram no “Duas Margens” desta semana, o levantamento de algumas medidas restritivas de combate à pandemia na ilha de São Miguel. As cartas enviadas por Vasco Cordeiro do PS e por Nuno Barata do IL ao Presidente do Governo José Manuel Bolieiro, assim como, o  Manifesto Açoriano Pelos Direitos Fundamentais. A passagem de Marcelo Rebelo de Sousa pelos Açores e as ajudas do Governo à Sata aprovadas por Bruxelas foram também tema de conversa.
 
Governo dos Açores altera critérios de avaliação de risco a nível de ilha
As ilhas dos Açores passarão a estar em alto risco quando metade dos seus concelhos estiverem neste patamar e desde que esses municípios tenham 10 ou mais casos ativos de Covid-19, adiantou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados