Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Parlamento dos Jovens desperta para a Cidadania


Sessão Escolar foto 1

 

Decorre na Horta, na sede do Parlamento Regional da Região Autónoma dos Açores, entre os dias 9 e 11 de Março, mais uma edição do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República que mobiliza dezenas de escolas da região todos os anos.

Este ano, a delegação da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada conta com a participação dos formandos Érica Jesus, Luís Costa, Rui Oliveira e Toni Silva, e do professor/coordenador Luís Soares Almeida.

A presença da EFTH no Parlamento dos Jovens também ficará marcada este ano pela participação no Concurso Euroscola, cujo tema será a Defesa da Europa e a criação de um Exército Europeu. Os formandos Luís Costa e Rui Oliveira, autores do trabalho, vão estar perante o júri conjuntamente com outras seis escolas concorrentes. 

Ainda no âmbito desta iniciativa, realizou-se no passado dia 10 de janeiro a respetiva Sessão Escolar, tendo sido convidada a Deputada Regional Sónia Nicolau. A Sessão Escolar serviu também para se proceder à eleição dos dois deputados que representarão a Escola de Formação Turística e Hoteleira na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens. Este ano, o tema é "Violência Doméstica e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade?". Os deputados que vão representar a EFTH, Érica de Jesus e Toni Silva, defenderão no debate o projeto de recomendação da sua escola.

 

AO Escolas

Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa
Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.
 
Escola Secundária da Lagoa
Sentir, pensar, crescer e inspirar em casa!
Urge gerir o tempo. A comunidade educativa está resguardada em casa para combater a propagação do Covid-19. Mas não há razão para baixar as mãos, o ecrã do computador poderá ser um meio para nos mantermos ligados, colaborarmos e aprendermos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Conferência: estudar o Espaço! Porquê?
No passado mês de fevereiro, realizou-se, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, uma conferência, da responsabilidade do Clube de Geocaching desta Escola, sobre o tema: “Estudar o Espaço – Porquê? E Geocaching no Espaço?”. O palestrante convidado, sobre este interessante tema, foi o Mestre Pedro Garcia, responsável pelo OASA – Observatório Astronómico de Santana – Açores, que encantou a assistência com várias novidades e informações relativas à Exploração Espacial e sua história.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

“Não estava ‘velho’, nem tinha desaprendido de fazer aquilo que mais gosto”
O capitão do Sporting Clube Ideal, Pedro Pacheco, passa em revista a ida para os leões da Ribeira Grande, “um dos clubes com mais expressão nos Açores”, a prestação no Campeonato de Portugal, a pausa forçada pelo Covid-19 e a sua saída do Santa Clara.
 
Bispos pedem medidas de apoio para a comunicação social regional
A Conferência Episcopal Portuguesa realçou este sábado a importância da comunicação social no contexto de pandemia e apelou ao Governo e autoridades públicas para que promovam medidas de apoio para que os media regionais possam continuam a sua função.
 
Sessenta e nove detidos por crime de desobediência
As forças de segurança detiveram 69 pessoas por crime de desobediência desde o início o estado de emergência, em 22 de março, decretado devido à doença covid-19, informou este sábado o Ministério da Administração Interna (MAI).
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.