Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Mais de uma centena de formandos iniciaram o 3º Período online


TCP 3

Apesar de todos os constrangimentos decorrentes da situação de pandemia mundial, 3º Período arranca sem sobressaltos e em ambiente interativo

A Escola de Formação Turística e Hoteleira iniciou ontem, dia 14, o 3º Período do ano letivo escolar 2019/2020, seguindo as orientações e diretivas da tutela da educação regional e nacional.

Sensivelmente um mês após ter sido decretado o Estado de Emergência no país e na Região, e consequentemente o fecho das Escolas, devido à pandemia mundial Covid-19, os formandos voltaram ao estudo e ao trabalho a partir de casa, fazendo cumprir uma iniciativa inédita no nosso país, como é o Ensino à Distância.

A partir de casa, em segurança e protegidos de fontes de contágio do novo Corona vírus, perto de uma centena de formandos e cerca de 20 formadores, deram corpo a um Plano de Trabalho que foi preparado com minúcia no decorrer das semanas antecedentes. Os formandos dos cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar, dos 1º, 2º e 3º anos, iniciaram os trabalhos em ambiente de cooperação e boa disposição, visto que se tratando de algo totalmente novo para todos, foi necessário ultrapassar a barreira da timidez e da desconfiança iniciais relativamente às novas tecnologias.

Em ambiente interativo, utilizando plataformas como o Zoom e o SGE, os alunos receberam sessões de formação síncronas, através de videoconferência, e sessões mistas, cuja presença dos formadores surge para orientar atividades e tarefas feitas autonomamente, pretendendo desenvolver um ensino simultaneamente inovador e moderno mas que desperte os formandos para questões como o meio ambiente, a cidadania, através de atividades propostas pelos docentes.

Os ensinamentos científicos, culturais e técnicos não foram assim descurados e tudo aponta para que o ano letivo na EFTH termine com a normalidade desejada, de modo a preparar-se o quanto antes o ano letivo de 2020/2021.

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados