Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Mais de uma centena de formandos iniciaram o 3º Período online


TCP 3

 

Apesar de todos os constrangimentos decorrentes da situação de pandemia mundial, 3º Período arranca sem sobressaltos e em ambiente interativo

A Escola de Formação Turística e Hoteleira iniciou ontem, dia 14, o 3º Período do ano letivo escolar 2019/2020, seguindo as orientações e diretivas da tutela da educação regional e nacional.

Sensivelmente um mês após ter sido decretado o Estado de Emergência no país e na Região, e consequentemente o fecho das Escolas, devido à pandemia mundial Covid-19, os formandos voltaram ao estudo e ao trabalho a partir de casa, fazendo cumprir uma iniciativa inédita no nosso país, como é o Ensino à Distância.

A partir de casa, em segurança e protegidos de fontes de contágio do novo Corona vírus, perto de uma centena de formandos e cerca de 20 formadores, deram corpo a um Plano de Trabalho que foi preparado com minúcia no decorrer das semanas antecedentes. Os formandos dos cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar, dos 1º, 2º e 3º anos, iniciaram os trabalhos em ambiente de cooperação e boa disposição, visto que se tratando de algo totalmente novo para todos, foi necessário ultrapassar a barreira da timidez e da desconfiança iniciais relativamente às novas tecnologias.

Em ambiente interativo, utilizando plataformas como o Zoom e o SGE, os alunos receberam sessões de formação síncronas, através de videoconferência, e sessões mistas, cuja presença dos formadores surge para orientar atividades e tarefas feitas autonomamente, pretendendo desenvolver um ensino simultaneamente inovador e moderno mas que desperte os formandos para questões como o meio ambiente, a cidadania, através de atividades propostas pelos docentes.

Os ensinamentos científicos, culturais e técnicos não foram assim descurados e tudo aponta para que o ano letivo na EFTH termine com a normalidade desejada, de modo a preparar-se o quanto antes o ano letivo de 2020/2021.

 

AO Escolas

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural (para o Diálogo e Desenvolvimento)
Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Aprender uma Língua com videojogos
Os videojogos são cada vez mais uma ferramenta informática com múltiplas utilidades. Vamos abordar em diversos capítulos algumas utilidades para além do carácter lúdico. Vamos começar pela forma como eles podem ajudar na aprendizagem de uma língua estrangeira.
 
Escola Secundária da Lagoa
Primavera
O equinócio da primavera indica a mudança de energia da natureza e dentro de nós mesmos. Durante este segundo período ansiamos pelas férias da Páscoa, estamos cansados da escola, da rotina, da cadeira dura, das aulas quase sempre iguais, de tudo e de todos, de todos e de ninguém, com este e com aquele, por isto e por aquilo.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

FPF e DGS definem testar jogadores apenas 24 horas antes dos jogos da I Liga
Os futebolistas dos clubes da I Liga portuguesa vão realizar testes à Covid-19 24 horas antes de cada jogo, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.
 
Fenprof pede testes antes da reabertura de jardins de infância
A Federação Nacional dos Professores defendeu a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 aos trabalhadores dos jardins de infância antes da sua reabertura, recordando os casos detetados nas creches que permitiram travar uma possível disseminação do vírus.
 
Portugal com 1.342 mortos e 31.007 infetados desde do início do surto
Portugal regista esta terça-feira 1.342 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 12 do que na segunda-feira, e 31.007 infetados, mais 219, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.