Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Envolvimento da Comunidade Educativa na semana do aniversário



Tal como já foi notícia, a ESLagoa celebrou o seu 18º aniversário em novembro último. O programa de atividades contou com o envolvimento da comunidade escolar com contributos diversos.

Esteve patente no Hall de entrada uma exposição organizada pelo Conselho Executivo e pela Equipa Coordenadora do Programa ProSucesso onde se podiam apreciar o "Passaporte Pró Sucesso" de cada turma e que foi realizado e preenchido no primeiro dia de atividades do ano letivo. Foi uma forma de cada turma recordar e dar a conhecer os seus propósitos para o presente ano letivo.

Os alunos que participaram nos Estágios Ciência Viva, com a Bolsa Jovens à Descoberta, que tem o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, mostraram aos seus colegas o que foi cada estágio e as diversas experiências de aprendizagem que proporcionaram. Foi um momento dedicado à Ciência que pretendeu incentivar futuras participações.

O Clube de Geocachinga da ESLagoa também deu o seu contributo para estes programa. Assim, no auditório da escola, que se encontrava completamente lotado. teve lugar uma sessão de cinema, onde foram apresentados os dezasseis filmes finalistas do “concurso mundial de filmes de Geocaching”. Este evento realizou-se Participaram os elementos que pertencem ao Clube de Geocaching, bem como várias turmas convidadas. Também esteve presente um casal de geocachers finlandeses, que estavam ligados à produção de um dos filmes finalistas. Este “espetáculo” coincidiu com o evento de Geocaching: GIFF2019 – Uma aventura (GC8D823), que possibilitou que os geocachers presentes recebessem um “souvenir” virtual. 

Desporto e Informática fizeram também parte do programa. Com o Projeto Upgrade, a turma do 12ºF do CPTGPSI mostrou um conjunto de utilidades que dão nova vida aos materiais e componentes de computadores. O grupo disciplinar de Educação Física, por seu lado, organizou mais uma edição do Cross Escolar.

 

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Gasolina sobe 3,9 cêntimos por litro e gasóleo 1,7 cêntimos nos Açores em abril
O preço da gasolina nos Açores sobe 3,9 cêntimos por litro na segunda-feira e o preço do gasóleo 1,7 cêntimos por litro, de acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial.
 
Gaudêncio vai candidatar-se à liderança dos municípios açorianos
Escolha do presidente da CMRG, que já assume as funções de presidente interino da AMRAA, colhe um largo consenso entre autarcas
 
Investigada suspeita de violação de menor no Faial
A Polícia Judiciária está a investigar uma possível violação de uma menor por três indivíduos, na ilha do Faial. As diligências iniciaram-se após a menor de 16 anos ter apresentado queixa em São Jorge, a ilha de onde é natural e reside.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados