Escola

Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Eramus + - iCulture

Encerramento do projecto iCulture em Oristano, na Sardenha (Itália)

A semana de 29 de Maio a 2 de Junho foi totalmente dedicada à arte e ao intercâmbio cultural, não tivesse esta mobilidade do projecto iCulture decorrido no Liceo Artistico Carlo Contini, na cidade italiana de Oristano, ilha da Sardenha.


A EBS da Povoação fez-se representar pelos alunos Afonso Nazaré (12.º A), Filipa Amaral (11.º B), Maria Ormonde (10.º A) e Miguel Casado (10.º A), acompanhados das professoras Carla Moreira e Telma Bernardes. Os participantes portugueses e os seus parceiros franceses, noruegueses e polacos foram recebidos pela equipa italiana, que preparou e dinamizou as actividades.

Orientados por professores de arte e de cenografia, os participantes estudaram e realizaram três Tableaux Vivants, inpirando-se em três reconhecidos pintores: Leonardo Da Vinci, com ‘A última Ceia’; Caravaggio, com ‘A Vocação de S. Mateus’, e Goya, com ‘Os Fuzilamentos de 3 de Maio’.

Além do trabalho no âmbito dos Tableaux Vivants, os alunos apresentaram trailers  por si realizados sobre as seguintes temáticas: tolerância, direitos das mulheres, paz, multiculturalismo e desporto e cultura. Realizaram também um workshop de olaria.

Sobrou ainda tempo para conhecer a região, destacando-se o dia passado na Península de San Giovanni di Sinis, visitando as ruínas do sítio arqueológico de Tharros, apreciando a paisagem e aproveitando as belas praias.

A semana passada em Oristano correspondeu à mobilidade conclusiva do projecto bienal iCulture, que, no âmbito do programa Erasmus+, teve como objectivo central a aplicação de ferramentas digitais à performance teatral. As cinco mobilidades realizadas ao longo destes dois anos contribuíram para alcançar aquele objectivo. O método laboratorial escolhido para promover a aprendizagem não formal, através das sessões de expressão corporal, música e arte, revelou-se um excelente instrumento de transmissão de conhecimentos e favoreceu, através da cooperação e intercâmbio entre os diferentes idiomas e nacionalidades, amizades duradouras e experiências inesquecíveis.  

 Este artigo foi intencionalmente escrita de acordo com a ortografia da Língua Portuguesa anterior à implementação do AO 90.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quase 75% dos docentes sentem-se sobrecarregados
Quase 75% dos docentes sentem-se sobrecarregados
Marco Santos, presidente da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses, defende que a saúde mental dos professores é uma questão de política pública e não apenas de responsabilidade individual.