Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística dos Açores

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

EFTH prepara arranque do 3º Período


EFTH_Telereunião

Ainda que pelos motivos que se conhecem, o futuro começou a ser reinventado e nada vai fazer parar o plano formativo e pedagógico da EFTH.

A Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada começou a preparar o futuro no que concerne ao ensino à distância, promovendo uma teleconferência entre a Direção Pedagógica e os formadores das diferentes áreas disciplinares e técnicas, através da plataforma Zoom. Tratou-se de uma reunião iniciática que serviu para aferir estratégias e metodologias comuns que poderão vir a ser implementadas em contexto de ensino a partir de casa.

Num tempo de grandes incertezas quanto ao modo como serão lecionadas as aulas, partilhados os conteúdos e realizadas as avaliações, os formadores arregaçam as mangas e colocam as mãos à obra para que os formandos dos cursos de Técnico Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria do 1º, 2º e 3º ano possam prosseguir os estudos, com todos os constrangimentos e limitações que os novos tempos comportam.

Seguindo as recomendações das autoridades de educação regional e nacional, a EFTH sabe que estes são tempos exigentes e de permanente atualização e adaptação, e por isso procura-se desenvolver uma metodologia que promova a inclusão de todos os formandos em ambiente letivo à distância. Do mesmo modo, a escolha de entre inúmeras plataformas também não é uma tarefa fácil, e por conseguinte assim que estiverem reunidas todas as condições necessárias, a EFTH avançará para esta nova e desafiante forma de lecionar.

No final, a Direção Pedagógica e corpo de formadores deixaram uma mensagem a todos os formandos e respetivas famílias: protejam-se e sigam rigorosamente os conselhos das autoridades de saúde!

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados