Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

DesenvoLver, Expressar, Crescer


Biblioteca Escolar

Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.

Quando o sugerimos, deparamo-nos sempre com os seguintes argumentos: “Isto leva muito tempo!”, “Não há um filme sobre isto?”, “Olha só o tamanho deste livro, tem trezentas e tal páginas … nunca mais!”. Hoje, vivemos num mundo com um ritmo alucinante, em que o tempo é medido pela rapidez, pela quantidade em detrimento da qualidade, pelo imediatismo de uma chuva de notícias, das quais não conseguimos distinguir a verdade da mentira e que passam em vários ecrãs de segundo em segundo. E tempo para parar, pensar, refletir ou, simplesmente, sonhar? E os livros? Que papel é que têm atualmente?

Pertenço uma geração em que os livros não eram apenas um conjunto extenso de folhas que nos era imposto. Os livros eram a forma que tínhamos de nos libertar, nem que fosse do isolamento da nossa condição de ilha, de viajar para conhecer e viver novas vidas e outros mundos de inocentes enredos. Através deles, podíamos ser mais um membro nas aventuras d´Os Cinco, podíamos partilhar e celebrar os bons momentos das personagens ou até mesmo deixar uma lágrima cair, quando o sofrimento delas era nosso também. E no final do livro? Aí, mostrávamos com orgulho a lombada grande do livro, contávamos quantas excitantes páginas faltavam para conhecer o seu final e que, às vezes, outra pessoa queria revelar, mas proibíamos, para saborear, com  deleite, as últimas palavras  daquele livro que tinha sido nosso companheiro durante uma jornada e que se tornava assunto para quem o já tinha lido ou motivação para quem o pedia emprestado.

Contudo, a leitura também sempre teve o seu cunho pedagógico, pois quantas eram as palavras novas e “caras” que nunca tínhamos visto, cujo significado aprendíamos e, depois, maior satisfação nos dava em usá-las e pô-las em prática, impressionando, até, o nosso “interlocutor”. E, assim, aprendia-se, de forma inconsciente, as bases da estrutura da nossa língua materna, quer na escrita, quer mesmo no domínio da oralidade, sem se sentir a necessidade de repetir, num discurso pobre, as mesmas palavras ocas: “do tipo”, “coisa e tal”, “meio que”…

Por fim, os livros também constroem o carácter e fortalecem valores, ensinando como respeitar as diferenças, entender a tolerância, acolher a humildade, sensibilizar corações, enriquecer consciências, ter sede de justiça… E isto tudo através das lições de vidas fictícias ou reais, das diversas temáticas abordadas, da vitória do bem e das consequências evidentes do mal.

Foi valorizando todos os aspetos positivos que a leitura oferece na formação e instrução pessoal, social e cívica de qualquer cidadão que o Governo Regional resolveu implementar o “Programa  Ler Açores”, possibilitando “o aumento sustentado dos níveis de literacia e de leitura, a diversidade das tipologias e dos suportes da leitura e o enraizamento dos hábitos de leitura em todos os estratos da população residente nas diversas ilhas do arquipélago!”. 1 Este programa permite juntar “o Plano Regional de Leitura, a Rede de Leitura Pública e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares num programa unificado, tornando a promoção do livro e da leitura um objetivo transversal às políticas culturais e sociais na Região Autónoma dos Açores.” 1 Na verdade, já dizia Monteiro Lobato: “Os livros não podem mudar o mundo. As pessoas podem mudar o mundo. Os livros podem mudar as pessoas”.

 

1 in Jornal Oficial, nº 151/2020 de 28 de maio de 2020

 

       A Coordenadora da Biblioteca da ESL,

                                                                                     Marcionila Costa Rocha

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Gasolina sobe 3,9 cêntimos por litro e gasóleo 1,7 cêntimos nos Açores em abril
O preço da gasolina nos Açores sobe 3,9 cêntimos por litro na segunda-feira e o preço do gasóleo 1,7 cêntimos por litro, de acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial.
 
Gaudêncio vai candidatar-se à liderança dos municípios açorianos
Escolha do presidente da CMRG, que já assume as funções de presidente interino da AMRAA, colhe um largo consenso entre autarcas
 
Investigada suspeita de violação de menor no Faial
A Polícia Judiciária está a investigar uma possível violação de uma menor por três indivíduos, na ilha do Faial. As diligências iniciaram-se após a menor de 16 anos ter apresentado queixa em São Jorge, a ilha de onde é natural e reside.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados