Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Em conferência de imprensa, o vice-presidente Artur Lima “atirou-se” à Iniciativa Liberal, que acusa de “maldade suprema” por querer evitar que proposta fosse discutida em plenário.
O presidente do Governo dos Açores esclareceu que a prorrogação da Azores Airlines ainda não foi “formalmente” aceite pela Comissão Europeia, mas adiantou que existiu uma “tendência para a compreensão” por parte das instâncias europeias.
O Arquipélago juntou-se ao Estúdio 13 e à Associação de Paralisia Cerebral e vão apresentar um espetáculo de dança inspirado na artista Lourdes Castro. Catarina Medeiros diz ser gratificante trabalhar com os utentes da associação
Banco Alimentar de São Miguel angariou 34 toneladas de alimentos na
última recolha, cerca de uma tonelada e meia a mais do que na campanha
homóloga de 2024, contrariando a descida de doações registada a nível
nacional