Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

"A Quarentena"


Texto de opinião, em forma de conto, do aluno Luís Câmara.

   Era uma vez uma vila chamada Povoação, na pacata ilha de  São Miguel, nos Açores.

  Viviam-se uns tempos desagradáveis, em que um vírus estava a tornar-se uma ameaça global, vírus esse que teve origem na China. Chamava-se Coronavírus e  poderia levar à morte.

   Fecharam-se as escolas e os alunos ficaram em casa de quarentena.  Alguns não quiseram saber e continuaram a sua rotina normalmente, outros respeitaram e ficaram em casa, aborrecidos, mas ficaram. Eram quatro semanas de quarentena, viam-se séries, filmes, jogava-se e  estudava-se.

 Os açorianos estavam muito preocupados porque não tinham sido fechados os aeroportos, a informação era escassa e a desinformação era muita. Ficavam perplexos com os turistas que passeavam como se nada estivesse acontecendo. Havia alguns suspeitos na região, mas, até aquele momento, nenhum caso confirmado.

   Passados uns dias, começaram  as confirmações de casos, a hospitalização e chegou a morte ao continente, o que lançou o pânico e uma preocupação acrescida na população... 

A história continua, e está nas tuas mãos. Protege-te!  Adota medidas de isolamento e  de prevenção.

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Três novos casos de Covid-19 em São Miguel testaram positivo ao 6º dia
A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.211 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados três casos positivos de COVID-19 na ilha de São Miguel.
 
Governo dos Açores aposta na proximidade e cooperação com empresas regionais em matéria de energia
A Diretora Regional da Energia afirmou que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver um trabalho de proximidade e em cooperação, “que se quer reforçar”, com as empresas regionais em matéria de energia “enquanto fator de competitividade e posicionamento diferenciador num mercado global”, também por via da promoção das melhores práticas de eficiência energética, privilegiando, por um lado, “a redução de custos com a energia e a otimização do uso de recursos” e, por outro, “a sustentabilidade económica, social e ambiental do arquipélago”. 
 
Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro
O Governo dos Açores está a preparar um novo pacote de medidas especificamente dirigidas a apoiar o sector do Turismo, que será apresentado aos diversos agentes desta área nos próximos dias, anunciou Vasco Cordeiro. 
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.