Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

"A Quarentena"


 

Texto de opinião, em forma de conto, do aluno Luís Câmara.

   Era uma vez uma vila chamada Povoação, na pacata ilha de  São Miguel, nos Açores.

  Viviam-se uns tempos desagradáveis, em que um vírus estava a tornar-se uma ameaça global, vírus esse que teve origem na China. Chamava-se Coronavírus e  poderia levar à morte.

   Fecharam-se as escolas e os alunos ficaram em casa de quarentena.  Alguns não quiseram saber e continuaram a sua rotina normalmente, outros respeitaram e ficaram em casa, aborrecidos, mas ficaram. Eram quatro semanas de quarentena, viam-se séries, filmes, jogava-se e  estudava-se.

 Os açorianos estavam muito preocupados porque não tinham sido fechados os aeroportos, a informação era escassa e a desinformação era muita. Ficavam perplexos com os turistas que passeavam como se nada estivesse acontecendo. Havia alguns suspeitos na região, mas, até aquele momento, nenhum caso confirmado.

   Passados uns dias, começaram  as confirmações de casos, a hospitalização e chegou a morte ao continente, o que lançou o pânico e uma preocupação acrescida na população... 

A história continua, e está nas tuas mãos. Protege-te!  Adota medidas de isolamento e  de prevenção.

 

AO Escolas

EFTH prepara arranque do 3º Período
Ainda que pelos motivos que se conhecem, o futuro começou a ser reinventado e nada vai fazer parar o plano formativo e pedagógico da EFTH.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira
Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa
Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.
 
Escola Secundária da Lagoa
Sentir, pensar, crescer e inspirar em casa!
Urge gerir o tempo. A comunidade educativa está resguardada em casa para combater a propagação do Covid-19. Mas não há razão para baixar as mãos, o ecrã do computador poderá ser um meio para nos mantermos ligados, colaborarmos e aprendermos.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Empresas pedem injeção imediata de capital
Açoriano Oriental de hoje destaca alerta da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores
 
Morreu emigrante açoriano que inspirou "O Barco e o Sonho"
O açoriano Victor Manuel Caetano, que inspirou um romance e uma série de televisão por ter construído um barco para emigrar para os Estados Unidos da América, morreu esta terça-feira no Hospital de Ponta Delgada, disse à Lusa um familiar.
 
Governo dos Açores assegura abastecimento ao Corvo por via aérea
O Governo dos Açores decidiu avançar com o abastecimento de bens essenciais à ilha do Corvo por via aérea, através do Fundo Regional de Coesão, utilizando espaço de carga da SATA Air Açores, na sequência do agravamento do estado do mar, que não permite a realização da viagem do navio “Lusitânia” programada para esta semana.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.