Açoriano Oriental
Ucrânia
Zelensky garante que maioria dos mísseis russos foi derrubada

A defesa antiaérea ucraniana "derrubou a maioria dos mísseis" disparados pela Rússia, assegurou o Presidente Volodymyr Zelensky, enquanto o seu homólogo russo, Vladimir Putin, era informado sobre incidentes em duas bases aéreas.

Zelensky garante que maioria dos mísseis russos foi derrubada

Autor: Lusa/AO Online

As sirenes de alerta de bombardeamentos voltaram a soar em várias partes da Ucrânia, na manhã desta segunda-feira, depois de vários mísseis russos terem caído no sul do país, embora Zelensky assegure que a maioria deles foi destruída pelas defesas antiaéreas.

"A defesa aérea derrubou a maioria dos mísseis. Os engenheiros de energia já começaram a restaurar a energia. O nosso pessoal nunca desiste", disse Zelensky na rede social Instagram, referindo-se à resistência ucraniana perante uma nova onda de bombardeamentos russos.

A Força Aérea ucraniana corroborou a versão de Zelensky, anunciando que derrubou mais de 60 dos 70 mísseis que a Rússia disparou nas últimas horas.

As primeiras indicações apontavam para o lançamento de 38 mísseis de cruzeiro enviados pela Rússia a partir do Mar Cáspio e da região de Rostov, no sul do país, bem como de 22 mísseis de cruzeiro Kalibr, lançados a partir do Mar Negro.

O ataque também envolveu bombardeiros russos de longo alcance, aviões de caça e mísseis teleguiados, de acordo com a Força Aérea ucraniana.

Entretanto, o Presidente russo, Vladimir Putin, foi informado de incidentes em duas bases aéreas nas regiões de Saratov e Ryazan, no centro do país, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“O Presidente recebe regularmente informações, vindas dos serviços competentes, sobre tudo o que está a acontecer”, disse Dmitry Peskov.

De acordo com vários meios de comunicação russos, duas bases aéreas, incluindo uma destinada à aviação estratégica usada para realizar ataques contra a Ucrânia, foram abaladas por explosões.

Os ‘media’ russos acusam a Ucrânia de estar por detrás das explosões, embora ambos as bases estejam localizadas a centenas de quilómetros da fronteira ucraniana.

Kiev não reivindicou a responsabilidade por nenhuma das explosões e as autoridades russas estão a investigar as explosões ocorridas nos aeródromos militares.

"Três pessoas morreram, outras cinco ficaram feridas, duas das quais em estado grave", disse, em declarações à agência oficial russa TASS, uma fonte do aeródromo situado na região de Ryazan, a cerca de 200 quilómetros de Moscovo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados