Açoriano Oriental
Voto antecipado no estrangeiro de terça a quinta-feira
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou hoje os locais para o voto antecipado no estrangeiro para as eleições regionais dos Açores, por parte dos cidadãos recenseados no arquipélago, que pode ser feito de terça a quinta-feira.
Voto antecipado no estrangeiro de terça a quinta-feira

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o documento da CNE, estão contemplados 116 locais, em embaixadas, consulados-gerais, consulados honorários e vice-consulados de 72 países.

O porta-voz da CNE, João Tiago Machado, disse à agência Lusa que, embora seja feriado em Portugal na quarta-feira, dia 05 de outubro, “os serviços diplomáticos têm de assegurar o seu funcionamento no horário da votação”.

Podem votar antecipadamente cidadãos recenseados nos Açores e deslocados no estrangeiro no dia da eleição, a 16 de outubro, como “militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas”, e “médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Governo Regional dos Açores”.

Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas reconhecidas pelo ministério, estudantes de escolas superiores ao abrigo de programas de intercâmbio e membros de delegações oficiais do Estado e da Região Autónoma também podem votar antecipadamente, assim como “os cidadãos eleitores cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que vivam” com estes eleitores.

Para a votação de dia 16 estão inscritos cerca de 228 mil eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional, que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido do PSD, com 20 mandatos e CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados