Açoriano Oriental
Saúde
"Violeta no Jardim dos Labirintos" explica VIH aos mais pequenos
A Associação Positivo lança esta segunda-feira o livro “Violeta no Jardim dos Labirintos”, uma história que pretende explicar aos mais pequenos, aos pais, educadores e profissionais de saúde o que é o VIH/Sida.

Autor: Lusa/AO online
A história de Violeta, uma menina infectada com vírus da sida que adora passear no “Jardim dos Labirintos”, mostra o que é a doença, a forma como se transmite, a importância das visitas regulares ao médico e a necessidade de seguir “à risca” a terapêutica anti-retroviral.

Nesta história, as crianças infectadas ficam a saber que não estão sozinhas, que há muitos meninos no mundo como elas e como a Violeta.

Amílcar Soares, da Associação Positivo, explica que o “livro nasceu da necessidade de explicar aos filhos (seropositivos) de utentes da Positivo o porquê de terem de tomar a medicação todos os dias e sempre às mesmas horas", acrescentando que "através da história da Violeta o público em geral pode ter contacto com a realidade do VIH de forma natural e sem dramas”.

Lino Rosado, pediatra e autor do posfácio da obra, considera que “a informação veiculada através de uma história simples é muito importante, não só para todos aqueles que estão infectados, ao lembrar-lhes a necessidade de tomar sempre os medicamentos para que possam ter uma vida saudável e feliz como a Violeta e a mãe, como para os que não estão infectados, chamando-lhes a atenção para o modo como o vírus se transmite, evitando assim a sua transmissão e até mesmo a discriminação de que os infectados ainda são alvo”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados