Açoriano Oriental
"Verdes" abrem hoje debate quinzenal com o primeiro-ministro
O Partido Ecologista "Os Verdes" abre hoje no parlamento o debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, no dia em que está prevista a entrega do Orçamento do Estado (OE) para 2017.
"Verdes" abrem hoje debate quinzenal com o primeiro-ministro

Autor: Lusa/AO Online

 

O partido ecologista, que integra a maioria de esquerda que apoia o Governo de António Costa, abre com uma intervenção sobre "questões ambientais, sociais e económicas", as genéricas indicações fornecidas pelos partidos.

Segue-se o PSD, depois o PS, BE, CDS-PP, PCP e PAN (Pessoas-Animais-Natureza) nas perguntas colocadas ao chefe do executivo, recém-chegado de uma vista de Estado à China.

O Governo aprovou na quinta-feira em Conselho de Ministros, a proposta de OE, onde devem estar incluídas medidas como o fim da sobretaxa, o aumento das pensões e um novo imposto sobre o património imobiliário.

Depois de um encontro informal entre alguns ministros na terça-feira e de uma ronda com os partidos com assento parlamentar na quarta-feira, a reunião de quinta-feira finalizou e aprovou o documento.

Segundo informações partilhadas entre o Governo e os partidos, que alguns jornais nas edições online citaram na quarta-feira, o défice orçamental de 2017 deverá ficar entre 1,7% e 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e a economia deverá crescer 1,5%.

Estes números, a confirmarem-se, significam que, em ambos os casos, o Governo piorou as suas previsões face às apresentadas em abril, no Programa de Estabilidade, quando estimava um défice de 1,4% e um crescimento económico de 1,8%.

A proposta de OE2017 deverá ser entregue hoje na Assembleia da República e tem de seguir para a Comissão Europeia até sábado, dia 15 de outubro, segundo as regras do Semestre Europeu.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados