Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro diz confiar na administração da SATA para alcançar objetivos de 2019

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, declarou esta quarta-feira ter confiança no conselho de administração da SATA no cumprimento dos objetivos financeiros para este ano, que passam pela redução dos prejuízos anuais para metade.

Vasco Cordeiro diz confiar na administração da SATA para alcançar objetivos de 2019

Autor: Lusa/AO Online

"Temos confiança que o conselho de administração conseguirá alcançar esses objetivos e temos, em relação ao primeiro trimestre deste ano, alguns indicadores que nos animam nessa confiança", declarou o governante na Assembleia Legislativa dos Açores, num debate de urgência, pedido pelo CDS-PP, a propósito das contas da SATA.

Nos primeiros três meses de 2019, prosseguiu Vasco Cordeiro, houve uma "poupança de 20% no consumo de combustível" dos aviões, um aumento de passageiros na ordem dos 8,5%, e é de estimar, até final do ano, um crescimento das receitas de 8%.

"São dados e indicadores que nos permitem menorizar o sentido do desafio que temos à frente? Não. Mas são indicadores que vão no bom sentido", concretizou.

O grupo SATA fechou 2018 com um prejuízo de 53,3 milhões de euros, um agravamento de 12,3 milhões face ao ano de 2017, sendo que o conselho de administração, presidido por António Teixeira, afiançou já querer fechar 2019 com prejuízos de metade dos verificados em 2018, na casa, portanto, dos 27 milhões de euros.

A pesar no resultado estiveram as perdas da Azores Airlines - que opera de e para fora do arquipélago -, que registou um prejuízo de 52,93 milhões de euros.

A juntar a este indicador há ainda o resultado líquido negativo de 2,58 milhões de euros da SATA Air Açores, que assegura os voos nas nove ilhas dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados