Açoriano Oriental
Covid-19
"Vacina da Pfizer deve estar autorizada até final do ano"

A presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula von der Leyen, disse esperar ter autorizada até final do ano a vacina da BioNThec/Pfizer para a covid-19.


"Vacina da Pfizer deve estar autorizada até final do ano"

Autor: Lusa/AO Online

“Ambicionamos ter a vacina da BioNThec/Pfizer autorizada até final do ano, dependendo do parecer da EMA (Agência Europeia para o Medicamento)”, disse.

A presidente do executivo comunitário, que falava na conferência de imprensa final do Conselho Europeu, adiantou que o parecer da EMA para a vacina da Moderna deverá ser divulgado em meados de janeiro, continuando a ser estudada a de Oxford e AstraZeneca.

No entanto, salientou, “é a vacinação e não as vacinas que salva vidas”, apelando aos Estados-membros que finalizem os preparativos para o lançamento dos programas de vacinação.

“Estamos prontos para apoiar”, referiu.

A EMA recebeu um pedido de autorização condicional de comercialização da vacina desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer e entregará a avaliação até 29 de Dezembro, o mais tardar.

Em relação ao pedido para a vacina pela Moderna, a avaliação será concluída durante uma reunião extraordinária da agência, agendada para 12 de Janeiro.

A EMA também deu início a revisões contínuas sobre as vacinas produzidas pela Johnson&Johnson e pela AstraZeneca.

Tendo em conta a urgência devida à pandemia da covid-19, a EMA pôs em prática procedimentos rápidos de revisão para avaliar os pedidos no mais curto espaço de tempo possível, assegurando simultaneamente pareceres científicos sólidos.

A presidente cessante do Conselho da União Europeia (UE) já tinha adiantado, na mesma conferência de imprensa, que uma das prioridades do seu sucessor, António Costa, será a “União Europeia da saúde”.

Costa apelou hoje a que todos os Estados-membros da União Europeia iniciem as campanhas de vacinação simultaneamente, para assegurar uma imunidade de grupo “à escala da UE”.

A presidência portuguesa da UE arranca em 01 de janeiro, por um período de seis meses.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados