Açoriano Oriental
Universidades dos Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias assinam protocolo de cooperação
As universidades dos Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias assinaram hoje, em Ponta Delgada, um protocolo com vista ao aprofundamento da cooperação nos domínios da mobilidade, formação, investigação científica e transferência tecnológica.
Universidades dos Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias assinam protocolo de cooperação

Autor: Lusa/AO Online

Entre os objetivos do memorando assinado pelos reitores das cinco universidades (no caso das Canárias, são duas as instituições, La Laguna e Las Palmas), está "dar continuidade aos projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico que se encontram em curso para a preparação de candidaturas conjuntas a programas europeus de financiamento de Ciência e Tecnologia".

O reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, disse aos jornalistas, no final da cerimónia de assinatura do protocolo, que o novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA, para o período 2014-2020) "pode ser potenciado nas áreas da formação, da investigação e da transferência tecnológica através de uma boa aplicação dos fundos comunitários disponíveis".

Assim, este encontro entre as universidades da Macaronésia serviu para "lançar as bases de um conjunto de ações" que as instituições querem desenvolver no âmbito do novo QCA “e, mais do que isso, no espaço da Macaronésia", afirmou.

João Luís Gaspar sublinhou que há "muitos pontos em comum nestas regiões", que "acabam por determinar aspetos fundamentais" do ensino superior em cada uma delas, dando como exemplo "as dificuldades" que decorrem da distância a que estão dos espaços continentais e de terem "descontinuidade geográfica", por serem arquipélagos.

"Existem depois atividades que pretendemos desenvolver para potenciar as valências que temos e nos diferenciam das zonas continentais", acrescentou, sublinhando as "inúmeras áreas onde estas universidades" desenvolvem investigação e criam conhecimento.

A colaboração que vai agora ser desenvolvida "aposta muito na mobilidade, para que recursos humanos formados nas diferentes universidades possam levar o conhecimento para restantes regiões da Macaronésia", garantindo assim "condições para cimentar" novos programas de ensino que já decorrem e potenciar uma "aliança" com vista à candidatura a projetos de investigação de nível europeu, segundo João Luís Gaspar.

O reitor da universidade açoriana sublinhou que estas instituições já desenvolvem projetos de cooperação bilateral e multilateral e deu como exemplo programas de mobilidade de alunos.

A este propósito, revelou que alunos de Cabo Verde que estão a fazer doutoramento nos Açores estão já a caminho do seu país para acompanharem a erupção do vulcão da ilha do Fogo, que entrou em erupção no domingo.

Neste encontro em Ponta Delgada, estiveram presencialmente os reitores das universidades dos Açores, Madeira e La Laguna (ilha de Tenerife, Canárias, Espanha). Os reitores das universidades de Cabo Verde e Las Palmas de Gran Canaria participaram por videoconferência.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados