Açoriano Oriental
Universidade Aberta inaugura Centro Local de Aprendizagem
A funcionar no Teatro Ribeiragrandense, o CLA é inaugurado sábado. Durante o corrente ano lectivo frequentam a Universidade Aberta 270 alunos açorianos, 45 dos quais de São Miguel

Autor: Paula Gouveia
O primeiro Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em São Miguel abre formalmente no próximo sábado.
A funcionar no Teatro Ribeiragrandense,  o CLA será inaugurado às 10h30, numa cerimónia  presidida pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva,  onde vão estar presentes o reitor, Carlos Reis, e o pró-reitor para Assuntos Académicos e Extensão Universitária, Domingos Caeiro.
A abertura do núcleo de aprendizagem ao longo da vida, que permite obter licenciaturas e mestrados pela Internet, em regime de e-learning, surge ao abrigo de um protocolo assinado em Julho entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Universidade Aberta.
O CLA é constituído por um centro de recursos e biblioteca, sala de informática, de exames e eventos, e de um gabinete do coordenador do Centro. Durante o corrente ano lectivo frequentam a Universidade Aberta 270 alunos açorianos, sendo 148 inseridos nos cursos de Bolonha (21 de São Miguel) e 122 alunos de transição e de cursos não adequados a Bolonha (24 de São Miguel). Os cursos mais procurados são de Ciências Sociais, Educação, Gestão e Ciências de Informação e Documentação.
Vocacionado para a Aprendizagem ao Longo da Vida, no CLA serão dinamizadas acções educativas dirigidas para o aumento de competências académicas, profissionais, culturais e cívicas, em diferentes áreas – técnica, artística, cultural, científica e económica. O CLA poderá também levar a cabo programas especiais para dar cursos de especialização/formação localmente, através de acordos com as instituições locais, nomeadamente na dinamização de programas de ensino aberto e livre/extensão universitária; necessidades de formação específica de certos sectores; educação permanente/aprendizagem ao longo da vida.
Com a abertura do CLA os estudantes micaelenses podem aceder a todas as formações e estudos que tiverem lugar na UAb, estabelecendo um Plano de Formação (tutorias, encontros, seminários, entre outros), de acordo com os órgãos académicos.
A UAb oferece cursos do primeiro ciclo (licenciaturas) e do segundo ciclo (mestrado), e cursos de formação contínua de curta duração, bem como um programa online de português como língua estrangeira.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados