Crédito

Uma em cada cinco empresas está em incumprimento junto da banca

Uma em cada cinco empresas portuguesas está a falhar os pagamentos devidos pelos créditos recebidos da banca, num montante global que se aproxima dos 6 mil milhões de euros, de acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal.


Os números hoje divulgados revelam que o crédito malparado continua a aumentar em Portugal, sendo que no final do primeiro trimestre do ano 22 por cento das empresas que recorreram a financiamento tinham empréstimos em incumprimento junto da banca, face aos 20,7 por cento registados em Dezembro de 2010.

Do total de 119.444 milhões de euros emprestados pelos bancos às sociedades não financeiras, o rácio de crédito vencido ascende a 5 por cento, isto é, 5,9 mil milhões de euros.

No caso das pequenas e médias empresas (PME), que compõem a grande fatia do tecido empresarial português, e que na definição do Banco de Portugal se caracterizam por terem menos de 250 funcionários e um volume de negócios até 50 milhões de euros, a percentagem de incumprimento é de 22 por cento, ao passo que nas grandes empresas (mais de 250 colaboradores e volume de negócios superior a 50 milhões de euros) a taxa de devedores com crédito vencido chega aos 14 por cento.

No que toca às famílias com créditos bancários, 14,2 por cento estão em incumprimento (5,5 por cento no crédito à habitação e 15,7 por cento no crédito ao consumo e outros fins), quando no final do ano passado a taxa era de 13,8 por cento.

O rácio de crédito vencido nos particulares atinge 3,3 por cento do total de 155.940 milhões de euros, ou seja, as famílias portuguesas devem mais de 5 mil milhões de euros aos bancos.
PUB