Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Turma desenvolve Escrita Criativa em contra relógio


Escrita Criativa

A escola acorda, todos os dias, com vida… com vidas! Com alunos, professores, pessoal auxiliar, entre aulas, atividades, cansaço, trabalhos, mas, também, sorrisos, criatividade e partilha, num desafio constante aos sonhos e às emoções. E, no meio de tudo isso, surgem as sessões de Escrita Criativa na ESLagoa...

Hoje, se alguém me perguntar se os alunos precisam de muito tempo para escrever e, assim, voar ou brilhar… a minha resposta, firme e segura, será: 45 minutos são suficientes! Foi isso que os alunos da turma do 7.º F conseguiram, numa aula de 45 minutos, agarrados à mão de uma professora que não conheciam e que apenas os guiou… guiou, leram bem, já que é este o papel dos professores, o de dar a mão para que os alunos construam os seus caminhos… e, ao longo deste percurso, as palavras, as ideias, as frases, o resultado final e a magia foram deles e só deles! E que magia!

Mas deixem-me contar-vos como tudo se desenrolou. A aula havia começado. Quando souberam que se iriam dedicar à escrita, os alunos brindaram-me com uma (costumada) cara de enfado. Nada de novo, até aqui. Depois, quando lhes falei da data que se aproximava (o Dia dos Namorados), lá desanuviaram um bocadinho e começaram os sorrisos, ainda tímidos… e, então, tudo nasceu com uns simples números, tirados à sorte por cada um dos alunos, e que correspondiam a dois cartões diferentes. Juntos, números e cartões davam lugares a pares improváveis, como o bife e a batata frita, o guardanapo e a boca, o pescoço e o cachecol, o café e o açúcar, o teclado e os dedos, o telemóvel e a orelha, entre tantos outros… O desafio? Fazer declarações de amor com estes pares. Depois de lido um ou dois exemplos do que poderiam fazer, e de lhes mostrar que não se esperavam textos complexos, mas, apenas, que dessem asas à imaginação e à sua criatividade, os alunos colocaram mãos à obra! E que obra.

45 minutos. Foi quanto precisaram para dar voz a declarações de amor nunca vistas, muito apaixonadas e divertidas: eis que o sol teve a possibilidade, finalmente, de se poder declarar ao céu, o café ao açúcar, o teclado aos dedos, a folha à impressora, a boca ao guardanapo… entre tantos e tantos outros pares sem fim! Sempre com muito amor no ar!

45 minutos. Com alguém que não conheciam…, mas agarrados à emoção, às palavras, ao sentir e ao fazer! E fez-se… muito! E os alunos revelaram quem são, o que conseguem, do que são capazes! E fica a certeza de que as palavras e o sentir são os melhores pares e capazes das mais belas relações e declarações de amor!

A escola acorda, todos os dias, com vida … com vidas! … E convida: ao sentir, ao fazer! Assim se cumpre a escola… assim se cumpre a vida!

Obrigada, 7.º F!

Aqui ficam algumas das Declarações de Amor improváveis

DO PESCOÇO AO CACHECOL… 
 Eu preciso de ti para sentir o calor, pois a minha vida sem ti é fria. Enrola-te em mim… e eu em ti me escondo quando o frio se apodera de mim.  Quando estou doente, fazes-me sentir melhor e muito quente! Eu não consigo viver sem ti! 
                                                                                                                                   Gonçalo Matos

DO CAFÉ AO AÇÚCAR… 
O que mais gosto em ti é a forma como me deixas tão doce e saboroso! Quando te derretes em mim, no meu coração desperta um sentimento único que nem eu sei explicar! Tu adoças-me quando eu estou triste… dás sentido à minha vida e és o essencial no meu dia a dia! Sem ti, a minha vida era um mundo tão amargo. Beijinhos do teu,                       
 Cafezinho 
                                                                                                                             Giovanna Carvalho

DA CABEÇA AO GORRO… 
Adoro a sensação de sair de casa num dia frio e de te ter a aquecer-me, a impedires que eu fique doente e a deixares-me sempre com um toque da tua beleza!  Quando me sinto triste, é contigo que fico mais confortável e a minha autoestima aumenta! O que seria de mim sem ti? Só tu, nesses dias de chuva forte, me proteges e me reconfortas e eu agradeço-te por isso. Com amor, da tua,                      
 Cabeça 
                                                                                                                                        Diogo Luz  

DO TECLADO PARA OS DEDOS… 
O que seria de mim sem ti? Se não me tocasses… eu não faria sentido! Adoro o teu calor e a tua sensibilidade para comigo. Fico com medo que prefiras outros teclados ou que, quando eu tiver uma tecla partida, tu me mandes fora. Fico com ciúmes quando tocas noutras teclas, pois o medo de te perder transborda do meu coração! Se algum dia isso acontecer, eu irei ficar na solidão e bem no fundo da escuridão! 

Nunca me deixes, amor do meu coração! 
                                                                                                                                   Carolina João

DA BOCA AO GUARDANAPO… 
Guardanapo, quando tu tocas em mim, sinto que estou sempre limpa e fico sem pensar! Sem ti, sinto-me triste e não saberia o que comer. Guardanapo, eu amo-te tanto! Nunca me deixes, amor do meu coração! 

                                                                                                                                 Gabriel Ferreira 

DA FOLHA À IMPRESSORA… 
Meu amor, quando me fotocopiaste, eu apaixonei-me logo por ti! Sem ti, a minha vida era branca e sem piada. Tu dás-me cor e deixas-me mais preenchida… enches-me de histórias…
                                                                                                                 

                                                                                                                                 Beatriz Sá

 DO CABELO AO CHAMPÔ… 
Champô, eu adoro o teu cheiro, adoro quando tu me dás esse cheiro maravilhoso! Quando te vejo com outros cabelos, sinto-me ciumento e isolado. Sem ti, eu não sou nada… por isso, quando te vir, eu vou atrás de ti para te dizer a palavra que mais quero! 
                                                                                   

                                                                                                                     Margarida Medeiros 

DA PELE AO PERFUME… 
O que mais aprecio em ti é o cheiro que pões em mim. Arrepio-me quando me tocas. A minha vida sem ti não era nada… sem o teu cheiro, sem o teu valor e o carinho que me consegues dar! Não me arrependo de te ter comprado, pois tu és único. Fico cheia de ciúmes quando me perguntam por ti… e principalmente quando te utilizam… Quando te sinto, eu fico emocionada e a querer que nunca acabes! Mesmo que acabes, eu nunca te esquecerei, pois tu fazes parte de mim. Não vejo a hora de te dizer que te amo! Estarás sempre no meu coração, guardado num cofre de ouro.  Eu não percebo de matemática, mas sei que eu + tu = casal perfeito! 
Eu te amo! 
                                                                                                                             Laura Subica 
 DO TELEMÓVEL À ORELHA… 
Quando chegas à minha orelha, eu fico toda derretida com a tua voz e vibração. Amo o teu toque, pois é suave como uma pena. Eu não imagino a minha vida sem ti! Tu és o despertador que desperta o meu tímpano!                                                

                                                                                                                        Leandro Pereira 

DO BIFE À BATATA FRITA… 
Querida batata frita, eu, sem ti, não sou nada… Fico tão triste e sinto-me tão solitário quando me comem sozinho! Fico cheio de ciúmes quando te molham no ketchup , na maionese ou na mostarda! E fico furioso quando estás no prato com o arroz! Quando estou contigo, sinto-me tão saboroso, tão glamoroso… e sinto-me num restaurante de gala! Ainda bem que não te comem com o sushi, porque eu ficaria vermelho como um tomate! Quando estás no meu estômago, rodeado de tantas comidas, até sai fumo pelos meus ouvidos de tanta raiva que eu fico! Sem ti, não tenho sabor…  
Beijo da tua mais pequenina,                           
Batata frita! 
                                                                                                                               Vitória Cabral 


DA GARRAFA À ROLHA… 
Meu amor, quando me tapas, sinto-me protegida! E, para além de me protegeres, proteges o que contém o meu interior. Quando chegas, a minha tristeza e solidão vão embora! Sem ti, sinto-me sozinha, triste e sem rumo. Quando te enfias em mim, remexes o meu interior. Somos perfeitos um para o outro, porque tu ficas perfeita em mim!  Por mais que existam outras… tu és única para mim!
                                                                                                                                      Ana Rita 

DO QUEIJO AO FIAMBRE… 
 Quando estou contigo, fiambre, ficamos abraçados… eu derreto e ficamos mistos e perfeitos. Quando nos juntamos… ficamos muito gostosos! 
                                                                                                                         Henrique Fonseca

DA BOCA AO BATOM… 
Tu dás-me cor e fazes-me ser mais linda! 
                                                                                                                            Leandro Tavares 


DO TELEMÓVEL À ORELHA… 
Quando chegas à minha orelha, eu fico toda derretida com a tua voz e vibração. Amo o teu toque, pois é suave como uma pena. Eu não imagino a minha vida sem ti! Tu és o despertador que desperta o meu tímpano!                                                                  

                                                                                                                            Leandro Pereira 

DO CÉU ÀS NUVENS… 
Olá, meu amor! Só tu me completas. Eu fico tão triste quando choras e cheio quando ficas com sol! A noite é tão solitária sem ti! Essas estrelas podem até brilhar, mas não fazem o meu coração brilhar como tu fazes quando te vejo! Amo quando te roças em mim… quando tu ficas escura… eu fico frustrado e zangado… só a tua brancura me anima, pois, quando chega o anoitecer, eu fico escuro de tão triste! Um beijo, do teu,
 Céu! 
                                                                                                                               Raquel Raposo
DA BANANA À CASCA… 
Sem ti, eu não seria nada! Sem ti fico despida, fico com frio, fico sozinha nessa escuridão, sem te ter perto do meu coração. Quando tu sais de mim, eu fico com medo, pois  sei que vou ser comida. És quem me aquece nas noites de inverno.                           
                                                                                                                           Maria Inês Botelho

 
 DO QUEIJO AO FIAMBRE… 
Quando estou contigo, fiambre, ficamos abraçados… eu derreto e ficamos mistos e perfeitos. Quando nos juntamos… ficamos muito gostosos! 
                                                                                                                             Henrique Fonseca 

 

DA AREIA PARA O MAR… 
Meu amor, eu adoro quando me refrescas e quando me tocas e fico toda molhadinha! E fico com ciúmes quando as pessoas entram em ti! Emocionas-me tantas vezes quando me levas para o fundo e eu descanso em ti. Se me retirassem de ti, eu não sei o que seria de mim. Eu apaixono-me sempre por ti quando fazes aquelas ondas maravilhosas… e fico furiosa quando te atiram pedras!
                                                                                                                        Daniela Tavares 
 

DA FECHADURA À CHAVE… 
 Chave, quando tu vens na minha direção, libertar o meu coração de tristeza e escuridão, vens dar alegria ao meu coração, libertada já estou dessa solidão! Tu és a única chave que abre o meu coração! Quando me abres, eu sinto-me cheia de alegria, pois enches-me de magia! 
       

                                                                                                                    Ana Catarina Arruda

 

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Farmacêutica Ana Paula Martins chega a ministra da Saúde aos 58 anos
Ana Paula Martins, que exerceu o cargo de bastonária da Ordem dos Farmacêutico e presidiu durante um ano ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, é a nova ministra da Saúde do Governo liderado por Luís Montenegro.
 
Pinto Luz regressa ao dossiê da TAP nas Infraestruturas, agora como ministro
O antigo secretário de Estado do Governo de 27 dias de Passos Coelho, Miguel Pinto Luz, vai assumir o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, herdando assim alguns dos dossiês mais polémicos, como o novo aeroporto e a TAP.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados