Açoriano Oriental
Turismo português cria mais emprego e em postos "mais qualificados"
O presidente do Turismo de Portugal afirmou-se hoje convicto que o setor voltará este ano a ser responsável por "uma boa parte" do emprego criado no país, destacando a crescente qualificação dos novos postos de trabalho existentes na atividade.
Turismo português cria mais emprego e em postos "mais qualificados"

Autor: Lusa / AO online

 

“Sei que no ano passado uma boa parte dos empregos criados na economia portuguesa foram criados na indústria do turismo e estamos em crer que este ano voltará a ser assim”, afirmou João Cotrim de Figueiredo em declarações à agência Lusa.

Segundo notou, os dados estatísticos disponíveis até ao momento ainda não o permitem comprovar, mas “evidentemente que todo o crescimento” que tem vindo a registar-se na atividade turística em Portugal – num total acumulado de cerca de 30% nos últimos dois anos na generalidade dos indicadores – “não pode deixar de representar criação de postos de trabalho”.

A este propósito, Cotrim de Figueiredo destaca que, “contrariamente ao passado, em que o turismo criava muitos empregos, mas muitos deles sazonais e com pouca qualificação”, atualmente “além desses empregos há outros muito mais qualificados que são criados”.

É o caso de muitos “jovens licenciados em matérias que até aqui eram pouco ligadas ao turismo, mas que crescentemente são importantes para a atividade”, como historiadores, biólogos ou arquitetos, que “põem os seus conhecimentos ao serviço da criação de experiências e da valorização do território”, disse.

“É este acrescentar de conteúdo e de empregos qualificados ao turismo que também tem sido uma pedra de toque desta nossa evolução e que tem feito com que os turistas desfrutem cada vez mais daquilo que podem encontrar em Portugal”, considerou.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados