EUA

Tribunal "congela" casamentos "gay" na Califórnia

Um tribunal de recurso de São Francisco, nos Estados Unidos, decidiu na segunda-feira "congelar" a realização dos casamentos homossexuais na Califórnia até se pronunciar sobre a sua legalidade.


Depois de ter considerado constitucional os casamentos "gay", o juiz federal Vaughn Walker ordenou a retoma dos matrimónios entre pessoas do mesmo sexo a partir de quarta-feira.

Contudo, na segunda-feira, opositores aos casamentos interpuseram uma acção pedindo a sua suspensão até haver uma decisão do tribunal de recurso sobre a sua legalidade, o que só acontecerá depois de 06 de Dezembro.

O tribunal de recurso de São Francisco deu provimento à acção

Quer o governador da Califórnia, o ex-actor Arnold Schwarzenegger, quer o Procurador-Geral do Estado apoiam os casamentos homossexuais, já reconhecidos em Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Washington.
PUB

A Câmara Municipal da Ribeira Grande abriu o período de candidaturas para a atribuição de bolsas de estudo destinadas a estudantes do ensino superior residentes no concelho, relativas ao ano letivo 2025/2026.